Prêmio EXAME em Gestão de Pessoas: o período de inscrições vai até 3 de maio e o de término do preenchimento dos questionários até 31 de maio. A inscrição para o prêmio é 100% gratuita e os resultados serão divulgados no fim do mês de agosto (Divulgação/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 3 de abril de 2024 às 20h17.
Última atualização em 16 de outubro de 2024 às 09h29.
O tema da experiência do funcionário está, definitivamente, em moda.
Um relatório do instituto de pesquisa Gallup, divulgado em julho do ano passado, apontou que 60% dos funcionários consultados sentiam "desconexão" com o propósito de suas empresas. Outros 19% foram além. Para eles, a experiência no trabalho estava sendo "miserável".
A emergência de temas como quiet quitting, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, burnout e outros tantos, mostra como a experiência do funcionário nunca foi tão importante para o sucesso de uma empresa.
Afinal, num mundo com trabalhadores com expectativas e ideais tão elevadas sobre o seu próprio sucesso, um bom clima no ambiente de trabalho é um bom caminho para o negócio conquistar suas metas, inclusive financeiras.
Há cinco décadas com a missão de relatar o que é importante para as empresas brasileiras, a EXAME colocou o tema experiência dos funcionários no radar da cobertura jornalística logo cedo. Em abril de 1970, com pouco menos de três anos de vida, a EXAME destacou, na capa, a seguinte manchete: "Saiba porquê o escritório é tão importante quanto sua casa". A reportagem em questão trazia dicas de objetos e práticas para um ambiente de trabalho produtivo.
Agora, a EXAME dá um passo além. Nesta quarta-feira, 3 de abril, a revista anuncia a primeira edição do prêmio EXAME em Gestão de Pessoas. Em parceria com a consultoria global em processos de recursos humanos Mercer, e apoio da empresa de tecnologia para os recursos humanos Slik, o prêmio quer reconhecer as empresas brasileiras com práticas de excelência em recursos humanos.
Inscreva sua empresa no 1º prêmio EXAME em Gestão de Pessoas
O projeto quer mapear a experiência dos funcionários de todas as regiões brasileiras, bem como de setores e tamanhos variados. O objetivo é entender o que importa na jornada da mão de obra.
Ou seja, queremos entender como as empresas podem oferecer uma experiência enriquecedora, empática, eficiente e acolhedora no ambiente de trabalho. Dessa maneira, o prêmio quer ajudar tomadores de decisão nas empresas a olhar para suas práticas de RH e compará-las com o que é feito no mercado.
Assim, a participação neste prêmio é uma oportunidade única para as organizações perceberem em qual estágio da jornada de experiência dos colaboradores elas estão atualmente. Mais do que isso: queremos ajudar as empresas a entender se o que elas já fazem é o suficiente para uma boa experiência dos funcionários — e o que pode ser aprimorado.
Para a EXAME, o objetivo é trazer um prêmio completamente inovador. “Queremos um prêmio que mostre não só um retrato da experiência dos funcionários dentro das empresas, mas que também mostra tendências e caminhos que empresas podem investir e se preparar para o futuro do trabalho”, diz Bruno Leonardo, vice-presidente de educação corporativa da EXAME.
"Diversos setores estão sendo transformados, não só por uma tecnologia, mas por várias ao mesmo tempo, como a IA, o blockchain e a Internet das Coisas. Ter pessoas preparadas para entregar no mais alto nível será um dos maiores desafios”, completa Leonardo. “Então, é um prêmio que também tem como objetivo apoiar as empresas a se preparar para um futuro que ainda não conhecemos."
Para Daniela Junqueira Segre, employee experience & engagement leader da Mercer, o intuito do estudo é apoiar as organizações a entender melhor as expectativas de seus funcionários. "A importância de focar na experiência dos funcionários nunca foi tão evidente para as organizações", diz Segre.
"Por meio de estudos globais realizados ao longo de vários anos, entrevistas com líderes de RH e uma escuta ativa e atenta com os funcionários, descobrimos que, quando vivenciamos experiências positivas no ambiente de trabalho, o engajamento aumenta, a produtividade cresce e o desempenho se destaca", completa Segre.
"Além disso, uma cultura organizacional saudável é capaz de atrair talentos e estimular a inovação e a criatividade das pessoas. Ao focar nos momentos cruciais dessa jornada, as organizações podem entender as expectativas de seus funcionários e oferecer experiências ainda melhores, contribuindo para uma sociedade mais justa e próspera."
Inscreva sua empresa no 1º prêmio EXAME em Gestão de Pessoas
O Prêmio EXAME em Gestão de Pessoas consiste em duas pesquisas. Uma delas deve ser respondida por um responsável pelo time de Recursos Humanos da organização. Em boa medida com perguntas abertas a serem respondidas de maneira discursiva, ela servirá para conhecermos a estratégia de sua organização no tema Experiência dos Funcionários.
A segunda pesquisa deve ser respondida pelos demais funcionários da organização. A maior parte das questões é de múltipla escolha e o preenchimento delas não deve tomar muito tempo. Você pode preencher os nomes dos funcionários que irão responder à pesquisa na sua organização também a partir deste e-mail.
O período de inscrições no prêmio vai até 3 de maio e o de término do preenchimento dos questionários até 31 de maio. A inscrição para o prêmio é 100% gratuita e os resultados serão divulgados em edição especial da EXAME, nos formatos online e impresso. Além disso, os resultados serão conhecidos num evento de premiação, no qual vamos revelar as empresas ranqueadas no estudo. O evento está previsto para o fim do mês de agosto.
São elegíveis para fazer a inscrição e participar do estudo empresas com as seguintes denominações: empresa isolada (entidade jurídica na sua forma mais ampla, inclusive suas filiais), grupos econômicos (composto por diversas empresas, podendo ou não ser de um mesmo setor/segmento).
Um grupo econômico pode indicar a participação de até 3 (três) empresas de seu grupo que representem isoladamente: uma divisão, atividade ou linha de negócio. Grupos econômicos com mais de 3 (três) empresas deverão participar como Grupo Econômico.
Não são elegíveis ao prêmio ONG, associação, filial, fundação e instituição de assistência social, veículo de comunicação, órgão público e instituições financeiras.
Para ter mais detalhes sobre a metodologia a ser aplicada pela pesquisa, bem como o regulamento completo do ranking, acesse o site dedicado do 1º Prêmio EXAME em Gestão de Pessoas.
Inscreva sua empresa no 1º prêmio EXAME em Gestão de Pessoas