Carreira

Potências Negras Tec: evento gratuito busca inserir negros na tecnologia

No Potências Negras Tec os participantes terão contato com palestrantes, equipe de recrutamento de grandes empresas e mais

Recomendado para  você: nova funcionalidade personaliza experiência dos leitores (We Are/Getty Images)

Recomendado para você: nova funcionalidade personaliza experiência dos leitores (We Are/Getty Images)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 31 de julho de 2021 às 08h00.

Última atualização em 2 de agosto de 2021 às 09h17.

O mercado de tecnologia segue em alta, mas ainda pouco diverso, uma vez que 58,3% dos profissionais do setor são brancos e 68,3% são homens, segundo a pesquisa  “Quem Coda o Brasil?”, realizada pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks. Com o objetivo de mudar este cenário, acontece em 14 de agosto o Potências Negras Tec, evento gratuito para impulsionar a carreira de pretos e pardos na tecnologia. 

Quer abrir a sua própria startup? Aprenda com os fundadores da ACE Startups 

A jornada Potências Negras é uma cocriação da escola com foco em diversidade Profissas e da consultora de diversidade e inclusão Ana Minuto. No encontro, os participantes poderão se conectar com oportunidades e com a equipe de recrutadores das empresas patrocinadoras como Itaú, Trybe, ifood, Grupo Boticário, Mercado Livre, Randstad, Will Bank, Rocketseat, Globo, AmbevTech, Creditas, 99, Tera, Ame Digital, Escale e Amazon AWS.

Já entre as palestras, painéis, entrevistas e atrações culturais estarão, por exemplo, Karen Santos, presidente da UX para Minas Pretas, Fernando França, gerente de UX no Nubank e Felipe Dutra Furtado, gestor de TI da Globo.

"Das mais de 20 mil pessoas em nossa comunidade, 70% revelaram interesse em migrar para a área da tecnologia. Isso reforçou a necessidade de fazermos um evento com o propósito de enegrecer a área", afirma Victor Lambertucci, presidente da Profissas.

A mitigação da desigualdade racial no mercado é o motor do evento. "Teremos mais de 420 mil vagas na área de tecnologia até 2024 e formamos apenas 42 mil pessoas por ano. Quando se fala em enegrecer esse mercado, sabemos que o desafio é exponencialmente maior", diz Ana Minuto, cocriadora do Potências Negras.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

Potências Negras

Esta não é a primeira realização do Potências Negras. A trilha começou em março de 2021 com o Summit, e segue com conteúdos mensais e experiências criadas para a comunidade. Neste ano mais de meio milhão de pessoas foram impactadas com as iniciativas. 

Um exemplo dos trabalhos do Potências Negras é o Potências de Casa Grupo Boticário, realizado em julho. Empresas como Loft e ifood são outros clientes para ações de sensibilização em diferentes escopos da diversidade e inclusão. 

 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Acompanhe tudo sobre:empresas-de-tecnologiaEventosDiversidade

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo