Entrevista de emprego: sábados e domingos registraram apenas 1,7% das publicações de vagas (Rowan Jordan/Getty Images)
Se você está em busca de um novo emprego, mas ainda não conseguiu uma proposta, talvez seja válido concentrar seus esforços nos sites de vagas entre segundas e terças das 15h às 16h.
Pelo menos é isso que indica um novo levantamento do Vagas.com que apontou que nesses dias e horários é onde se concentram as maiores publicações de vagas de emprego e quando os recrutadores mais avaliam currículos.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com o estudo, que avaliou 74,1 mil vagas publicadas e 3,8 milhões de currículos abertos de 1 de janeiro a 15 de julho deste ano no Vagas.com, nos dois primeiros dias da semana são publicados 41% do total de oportunidades.
Também são os dias que os recrutadores mais utilizam para abertura dos currículos, concentrando 45,8% da atividade. E essas duas tarefas são realizadas com maior frequência das 15h às 16h (22,1%)
“Como são atividades estratégicas da área, essas tarefas ficam concentradas no começo da semana, dias onde teoricamente as pessoas estão com suas energias mais renovadas e aptas para executarem suas demandas”, diz Rafael Urbano, da área de Inteligência de Negócios da Vagas.com
Mas se for para apostar em um dia, escolha a terça-feira, em que há o maior volume de vagas ofertadas (20,7%). Em seguida está segunda-feira (20,3%) e quarta-feira (19,9%).
Na sequência aparece a sexta-feira, com 18,9%, e a quinta-feira, com 18,6%. Sábados e domingos registraram apenas 1,7%.
Os currículos abertos encontram na segunda-feira o dia com maior leitura do documento pelos recrutadores (23,7%). A terça é o segundo dia (22,1%), seguido pela quarta (19,6%), quinta (17,9%) e sexta (14,8%). Sábados e domingos computaram 1,9%.
O horário das 15h às 16h é a faixa mais utilizada para ofertas de emprego (21,5%) e leitura dos CVs (22,1%). O intervalo das 9h às 10h vem logo depois, também bastante utilizado para vagas publicadas (18,4%) e abertura de currículos (19,9%).