Carreira

Pegue leve

Saúde

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h32.

O triatleta Leandro Macedo, de 35 anos, que representará o Brasil nas Olimpíadas de Atenas, dá dicas aos executivos sedentários que desejam iniciar um treinamento cardiovascular. "Nunca é tarde para começar", diz Leandro, o brasileiro mais bem qualificado no ranking nacional e o 16o no mundial, que agora passa a organizar programas especiais para empresas que querem cuidar da saúde de seus funcionários. Seu endereço virtual: http://www.leandromacedo.esp.br.

  • Quem está acima do peso ou com baixo condicionamento físico deve começar com exercícios cardiovasculares de menor impacto e com menos intensidade, como caminhada, natação, ciclismo, patinação, entre outros. É recomendável que os treinos iniciais durem, no máximo, 20 minutos, com freqüência de duas a três vezes por semana. O período de adaptação pode variar de quatro a seis semanas.
  • É importante fazer um bom aquecimento, incluindo exercícios respiratórios e de alongamento.
  • A hidratação é fundamental, tanto antes quanto depois dos exercícios.
  • Na escolha do ambiente para praticar atividade física, a qualidade do ar que se respira tem mais influência na resposta ao treinamento do que se imagina.

    GRAVATA Usar o nó da gravata apertado pode prejudicar a visão. Ele comprime a veia jugular, caminho de passagem do sangue entre o cérebro e o coração. Foi o que comprovou uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos com 40 homens. Metade deles já havia sofrido de glaucoma. Os demais nunca haviam tido problemas nos olhos. Durante o teste, todos usaram gravata com o nó bem apertado por 3 minutos. Resultado: entre os doentes, a pressão aumentou 60%, subindo ainda mais entre os que nunca tiveram problemas de visão. A tensão intra-ocular, segundo os cientistas, é a principal causa do glaucoma, que pode provocar perturbações visuais passageiras ou até cegueira.

    IMPOTENCIA Estudos comprovam que o chocolate ajuda no combate à impotência. Ele contém phenylalanine, um aminoácido que melhora a libido. Outros alimentos, como banana, cereja, ameixa, pepino, aipo e aspargo, têm esse fator terapêutico.

    FUMO PASSIVO Os fumantes passivos apresentam maior risco de doença coronariana do que os não-fumantes não expostos à fumaça de cigarro, de acordo com análise baseada em 18 estudos com não-fumantes que passam muito tempo em ambientes poluídos por fumaça de cigarro. O risco é maior para quem está exposto à fumaça no ambiente de trabalho. Vizinhos de fumantes que consomem mais de 20 cigarros por dia tiveram a maior incidência da doença.

  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Carreira

    10 profissões para quem gosta de ciências sociais

    Como usar a técnica de prototipagem rápida para inovação

    Salários de até R$ 50 mil: essa profissão está em alta, mas sofre com ‘escassez’ de especialistas

    Especialista de Yale revela a aposta número 1 para mudar de carreira em 2025