Carreira

Para competir com robôs no futuro, esta é a competência para aprender hoje

Durante o evento em São Paulo, realizado com a Kroton, o diretor da Udacity contou quais habilidades considera essenciais para o sucesso

Futuro: as competências socioemocionais serão cada vez mais valorizadas (HbrH/Thinkstock)

Futuro: as competências socioemocionais serão cada vez mais valorizadas (HbrH/Thinkstock)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 29 de julho de 2018 às 17h41.

São Paulo - Com o rápido avanço de tecnologias disruptivas, como a Inteligência Artificial, cresce o temor de que a força de trabalho humana será substituída.

Embora não concorde que robôs vão acabar com os empregos, Carlos Souza, diretor da América Latina da Udacity, a universidade do Vale do Silício, vê que as competências socioemocionais serão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

Durante o evento “O Futuro da Educação”, realizado pela Udacity e a Kroton na sede do Facebook em São Paulo nesta sexta-feira (27), Souza destacou a competência mais importante para se preparar para o futuro.

“A capacidade de aprendizado contínuo e atualização de habilidades é imprescindível nesse novo momento”, diz ele. “Para isso, será essencial a capacidade de metacognição, ou seja, aprender a aprender”.

Para o executivo, essa competência pode ser desenvolvida e requer três habilidades.

Atitude positiva -  No inglês, a habilidade é conhecida como “growth mindset”. Para aprender, a pessoa precisa acreditar que consegue. “É acreditar que com dedicação podemos aprender qualquer coisa”, explica ele.

“Garra” - Carlos Souza ainda não encontrou a melhor tradução para a palavra em inglês “grit”, mas gosta de explicar como “garra”. Quem cunhou o termo foi a psicóloga Angela Lee Duckworth, que aponta que perseverar diante de obstáculos é uma das habilidades dos bem-sucedidos.

Disciplina - Para alcançar um objetivo é preciso dedicação constante. Souza fala que, para se manter aprendendo, é preciso que as pessoas estejam comprometidas para terminar o que propuseram.

Veja o TED Talk da psicóloga sobre a habilidade:

MBA

No mesmo dia, a Udacity anunciou uma nova parceria com a gigante da educação Kroton. As duas lançaram o MBA Executivo em Marketing Digital.

O curso é baseado no Nanodegree da Udacity em Marketing Digital e será oferecido pelas instituições de ensino Anhanguera e Unopar. O MBA será totalmente online, com instrutores das duas empresas e terá duração de 10 meses.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no endereço portalpos.com.br/udacity.

Acompanhe tudo sobre:Cogna Educação (ex-Kroton)Inteligência emocionalEducaçãoCursos de MBAmarketing-digitalInteligência artificial

Mais de Carreira

Como responder perguntas de entrevista sem perder sua essência

Quais são as principais características de um trabalho?

Québec abre inscrições para brasileiros de SP em busca de trabalho e estudo no Canadá

Vale a pena conciliar CLT e freelas para crescer profissionalmente?