(Crispin la valiente/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2022 às 11h18.
O verbo pagar, à visão tradicional, só aceita objeto indireto de pessoa. Em termos muitos simples, "pagar algo a alguém":
"Pagamos a dívida aos músicos."
"Pagarei o aluguel ao proprietário."
Celso Luft expõe:
"Pagar deriva de paz: apazígua-se ou pacifica-se o credor pagando-lhe."
Apesar de largo uso na fala e até na Literatura a construção "Pagar o médico", é adequada - em processos seletivos - a regência tradicional:
"Pagar ao médico."
"Pagar ao servidor federal."
"Pagar-lhes."
Lembre-se de que aí acima o oblíquo lhe tem a função de objeto indireto.
VEJA TAMBÉM:
No mundo da famosa “paixão nacional”, o Futebol, alguns verbos normalmente driblam locutores, escritores, torcedores e falantes. Não são raras expressões como:
“Assista os jogos do seu time pelo canal XIS.”
“Parece que a substituição agradou o jovem torcedor.”
“É impressionante como os jogadores não obedecem o técnico.”
Por questões de Gramática Normativa, o verbo “assistir”, no sentido de ver, exige a preposição A; é transitivo indireto: “Assistamos aos jogos pelo canal TAL.”.
Caso o complemento fosse uma expressão no gênero feminino, crase ocorreria com a preposição e o artigo: “Assistamos às partidas pelo canal TAL.”
No mesmo time da transitividade indireta, exigindo a preposição “a”, joga o verbo “agradar”, no sentido de satisfazer: “Parece que a substituição agradou ao jovem torcedor.”
Complementando o trio de comuns transitivos indiretos, aparece o verbo obedecer, ligado obrigatoriamente à preposição “a”: “É impressionante como os jogadores não obedecem ao técnico, mas obedecem à assistente.”
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.