Carreira

Ossos do ofício

Como diagnosticar gastrite, alergia e outros problemas que são campeões de incidência nos escritórios

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h34.

CABEÇA
Sintomas dor na região das sobrancelhas, que piora com a cabeça inclinada.
Pode ser sinusite. Bactérias ou vírus atacam os seios da face, partes côncavas dos ossos, provocando o acúmulo de muco. Se você trabalha em ambientes fechados e há alguém no escritório com sinusite, é quase certo que também venha a ficar doente.
Pronto-socorro "Tome um analgésico, e, se o incômodo persistir até o dia seguinte, procure um médico" , diz o clínico geral Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas em São Paulo.

GARGANTA
Sintomas coceira no fundo da garganta e em outras partes do corpo.
Pode ser uma reação alérgica. Seu sistema imunológico deve estar tentando se livrar de um potencial causador de alergia, como pólen, poeira ou fumaça de cigarro. Ar condicionado e o cheiro forte do perfume daquela colega de trabalho também podem provocar reações em quem tem predisposição ao problema.
Pronto-socorro vá à enfermaria para fazer uma inalação com soro fisiológico. Processos alérgicos provocam formação de muco, e a inalação ajuda a eliminá-lo.

PEITO
Sintomas sensação de peso, como se o ar tivesse dificuldade para chegar aos pulmões.
Pode ser um ataque de asma. Fumaça de cigarro e outros fatores podem provocar inflamação e contração dos brônquios, pequenos canais que levam o ar até os pulmões. É por isso que a pessoa sente dificuldade de respirar.
Pronto-socorro é melhor ir ao médico imediatamente. Antes de ir para o consultório, tome uma xícara de café. A cafeína ajuda a abrir os brônquios, aliviando o sufoco.

ESTOMAGO
Sintomas queimação.
Pode ser gastrite. Uma das causas prováveis é a Helicobacter pylori, bactéria que destrói a camada protetora da mucosa do estômago, deixando-a vulnerável ao ácido produzido para facilitar a digestão. Outro fator é o estresse, que aumenta a acidez. Fumar e beber muito café também pode irritar a parede do estômago.
Pronto-socorro coma algo para neutralizar o excesso de acidez. Se a queimação for constante, marque consulta com um gastrenterologista.

CABEÇA
Sintomas dor contínua e não muito intensa na parte de trás da cabeça.
Pode ser cefaléia tensional. Segundo Lichtenstein, esse tipo de dor de cabeça aparece quando a pessoa contrai a musculatura do pescoço -- um hábito típico de quem está estressado.
Pronto-socorro pressione, durante alguns segundos, com o polegar e o indicador de uma das mãos a região que fica entre o polegar e indicador da outra. Essa é uma técnica do do-in, um tipo de massagem oriental que ajuda a equilibrar o fluxo energértico, aliviando a dor.

OMBRO
Sintomas ombro paralisado e dolorido.
Pode ser Lesão por Esforço Repetitivo (LER), ou, para usar a nova denominação, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort). Geralmente, esse problema aparece quando os tendões ficam inflamados por causa de uma postura ruim e de movimentos repetidos com freqüência.
Pronto-socorro tome um analgésico e marque uma consulta com o médico o quanto antes, porque o problema tende a piorar. Quando não é tratado a tempo, o Dort pode tornar-se crônico.

REGIÃO LOMBAR
Sintomas sensação de torção muscular e travamento da coluna.
Pode ser lombalgia ou, como é mais conhecida, dor nas costas. "Postura errada ao se sentar causa contratura muscular e inflamação" , diz Lichtenstein.
Pronto-socorro aplique uma compressa quente no local durante alguns minutos. O calor ativa a circulação sanguínea, o que ajuda a diminuir a dor.

COXA
Sintomas parece que há algo repuxando a parte de trás da coxa. A dor vai do quadril ao calcanhar.
Pode ser inflamação no nervo ciático. Mais uma vez, a culpada é a postura inadequada. A coluna vertebral é formada por uma série de discos articulados que, de acordo com a posição em que estão, podem comprimir as terminações nervosas que existem na região, causando inflamação e dor.
Pronto-socorro deite-se no chão e dobre os joelhos num ângulo de 90 graus, colocando uma almofada sob eles. Fique assim durante alguns minutos até sentir que a dor diminuiu.

PERNAS
Sintomas inchaço e peso nas pernas.
Podem ser varizes. O sangue retornaao coração pelas veias. Quando a parede das veias está enfraquecida ou suas válvulas não funcionam bem, elas incham. A predisposição genética e os desequilíbrios hormonais estão entre as causas principais desse problema. Mas ficar muito tempo de pé ou sentado e não fazer exercícios físicos também contribui para o aparecimento de varizes.
Pronto-socorro movimente-se um pouco para ativar a circulação e coloque as pernas para cima para facilitar o retorno do sangue, diminuindo a dilatação das veias. Procure o médico, porque as varizes podem piorar.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

Com essas 10 dicas, você cria um perfil “campeão” no LinkedIn

15 frases que marcaram CEOs e podem alavancar a sua carreira

Tecnologia impulsiona carreiras: veja os 8 cargos mais promissores de 2025

Vou sair da empresa. Preciso treinar meu substituto?