Direito: no exame da OAB, deve-se priorizar o estudo das disciplinas com maior número de questões (Oxford/Getty Images)
Claudia Gasparini
Publicado em 2 de agosto de 2014 às 06h00.
São Paulo – Já é amanhã a primeira fase do 14º Exame da OAB, peneira obrigatória para quem deseja exercer a profissão de advogado no Brasil. A prova cobra o domínio das disciplinas básicas do curso de direito, tais como filosofia do direito, direito constitucional, entre outras.
A véspera deve ser aproveitada para descansar, segundo João Aguirre, coordenador e professor da Rede LFG. Mas, para quem planeja uma rápida revisão nas últimas horas antes da prova, privilegiar alguns temas pode ser uma boa aposta.
O professor recomenda se concentrar nos assuntos com o maior volume de questões na prova. A começar por ética, tema de 10 das 80 questões do exame. “A boa notícia é que essa disciplina tem conteúdo relativamente pequeno, mais fácil de revisar”, afirma Aguirre.
As outra quatro disciplinas mais cobradas são direito civil e direito constitucional, com 7 questões cada uma, e direito penal e direito do trabalho, com 6 cada uma.
Com base num levantamento feito pela Rede LFG a partir dos últimos 12 exames aplicados pela FGV, EXAME.com listou abaixo os temas mais cobrados das 5 principais disciplinas da prova:
1. Ética (são 10 questões): o conselho é debruçar-se, primeiro, sobre prerrogativas. O assunto, segundo a pesquisa da LFG, respondeu por 19% das questões de ética nos últimos 12 exames. Infrações e sanções disciplinares também merecem atenção porque apareceram em 12% das perguntas desta disciplina.
2. Direito civil (são 7 questões): os temas em destaque na revisão devem ser obrigações - assunto presente em 40% das questões de direito civil dos últimos exames de ordem - e direito de família, que apareceu em 13%.
3. Direito constitucional (são 7 questões): vale revisar controle de constitucionalidade, que apareceu em 16% das perguntas de direito constitucional das últimas 12 provas da OAB, e processo legislativo, presente em 14% das questões dessa disciplina, segundo a pesquisa da LFG.
4. Direito penal (são 6 questões): a dica é estudar crimes em espécie, tema que lidera nessa disciplina, cobrado em 27% das questões de penal dos últimos exames. Teoria da pena é um assunto que apareceu em 11% das perguntas de direito penal, segundo os cálculos da LFG.
5. Direito do trabalho (são 6 questões): é bom se dedicar à revisão sobre jornada e estabilidades. Os dois assuntos apareceram em 13% e 11% das questões de direito do trabalho nos últimos 12 exames de ordem, respectivamente.
Preparado? Confira agora um simulado preparado pela equipe da Rede LFG, seguido de seu gabarito: //www.scribd.com/embeds/235448449/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-RSxSZjskVNNYD6ilRtLq&show_recommendations=false