Alunos de MBA do Insper: a acreditação internacional reconhece a qualidade dos cursos brasileiros (Alexandre Battibugli/EXAME)
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 15h05.
São Paulo – Entre os principais critérios para determinar a qualidade de um bom curso de MBA, está o sistema de acreditação internacional. Entidades como AACSB, AMBA e EFMD-EQUIS oferecem uma espécie de selo de qualidade para instituições que cumprem o padrão exigido.
Para receber esse tipo de reconhecimento, as escolas devem passar por uma bateria de testes relacionados à infraestrutura, à qualidade do corpo docente e às metodologias de ensino.
Confira, abaixo, os critérios das três principais entidades de acreditação internacional de MBA:
Association of MBAs (AMBA)
A Association of MBAs (AMBA) possui 161 escolas certificadas em 72 países. Para conquistar esse certificado, as escolas devem atualizar e revisar constantemente seus programas de MBA, além de ter políticas coerentes com as necessidades do mercado, articulação com clientes e produtos, além de alunos que preencham os requisitos do curso, que articulem discussões e que tragam suas experiências como profissionais.
As faculdades no Brasil que contam com essa certificação são a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), a Fundação Instituição de Administração (FIA), o Insper, a Fundação Dom Cabral (FDC), ESIC Business & Marketing School, do Paraná e o IBMEC do Rio de Janeiro.
Advance Collegiate Schools Of Business (AACSB)
A instituição que tentar obter a certificação pela Advance Collegiate Schools Of Business (AACSB) receberá a visita de um avaliador em, pelo menos, dois anos depois da solicitação. A vinda desse analista custa mais 3.500 dólares, a serem depositados até um mês antes da visitação.
Os critérios para adquirir o reconhecimento internacional pela AACSB são a coerência da missão, dos programas, das qualificações dos professores, dos programas e das contribuições da instituição.
As escolas brasileiras com AACSB são a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e o Insper.
European Quality Improvement System (EQUIS-EFMD)
Embora não seja focado em MBA, European Quality Improvement System (EQUIS-EFMD) é válido para universidades e faculdades que comprovem alto grau de internacionalização.
A credencial leva em conta programas bem estruturados, equilíbrio entre qualidade acadêmica e relevância no mercado, além de conexão com o mundo corporativo internacional. Até agora, 126 instituições possuem esse certificado. Elas estão distribuídas por 35 países.
No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) possui o EQUIS-EFMD no seu programa da OneMBA, que é internacional. Outras instituições que conseguiram essa certificação são a ESIC Business & Marketing School, do Paraná, no seu MBA em Gestão Empresarial, e a Fundação Dom Cabral, do Rio de Janeiro, no seu MBA Empresarial.