Carreira

Os queridinhos dos recrutadores

Conheça o ranking dos profissionais mais disputados pelo mercado — para eles nunca faltam vagas


	Mercado imobiliário contrata: crédito fácil e escalada no preço do metro quadrado elevaram a procura por corretores
 (Alexandre Battibugli / VOCÊ S/A)

Mercado imobiliário contrata: crédito fácil e escalada no preço do metro quadrado elevaram a procura por corretores (Alexandre Battibugli / VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2014 às 13h28.

São Paulo - Quem são os profissionais para quem nunca faltam oportunidades? Aqueles que podem escolher onde trabalhar e se dar ao luxo de desdenhar ofertas que seriam consideradas vantajosas pelos demais?

A resposta está num levantamento feito pelo site de empregos Catho, a pedido da VOCÊ S/A, sobre as 15 carreiras de nível superior com salário acima de 3.000 reais e maior quantidade de vagas anunciadas de 2011 a 2013. Entre as campeãs de contratações, aparecem funções como executivo de vendas, gerente comercial, supervisor de produção e gerente operacional.

Para os especialistas em mercado de trabalho, são carreiras que atendem à atual necessidade das empresas de fazer mais com menos para alcançar suas metas, em tempos de crescimento moderado da economia. “É preciso aumentar a produtividade e só há duas maneiras de fazer isso: vendendo mais ou aprimorando processos de gestão”, diz Juliano Ballarotti, diretor da empresa de recrutamento Hays, em São Paulo.

Corretor de Imóveis 

O acesso facilitado ao crédito e o aumento do preço dos imóveis nos últimos anos deixaram a profissão em alta. Entretanto, a remuneração com base em comissões faz com que a carreira tenha grande rotatividade, o que também explica o alto número de vagas para corretores.

Salário médio: 5 733 reais 

Executivo de Vendas

Responsável por identificar e prospectar clientes, esse executivo analisa as tendências do mercado e a concorrência para mapear oportunidades e planejar estratégias de vendas que permitam à empresa alcançar suas metas.

Salário médio: 3 400 reais

Gerente Comercial

O gerente comercial define estratégias para a comercialização de produtos e serviços, por meio de estudos sobre potencial de vendas, para aumentar a participação da empresa no mercado e fazê-la atingir os resultados planejados.

Salário médio: 5 066 reais

Gerente de Contas

Por gerenciar a carteira de clientes e captar negócios, esse profissional é fundamental na elaboração de propostas comerciais e na negociação de contratos.

Salário médio: 5 200 reais

Contador

Com o aumento do controle do governo sobre a contabilidade das empresas e a complexa legislação tributária brasileira, a procura pelos contadores tem crescido.

Salário médio: 4 067 reais

Programador Java

Esse especialista desenvolve, testa e implementa sistemas que usam a linguagem Java. A multinacional Cisco foi uma das que contrataram profissionais da área no ano passado, com a inauguração de um centro de inovação no Rio de Janeiro. Novas oportunidades ainda devem ser criadas pela empresa, que anunciou investimento total de 1 bilhão de reais para os próximos quatro anos no Brasil.

Salário médio: 4 800 reais

Analista Programador

Esse profissional implementa novos sistemas e dá manutenção nos já exis­tentes fazendo atualizações e ajustes para acompanhar as mudanças nas necessidades dos usuários.

Salário médio: 3 900 reais

Gerente Financeiro

Faz o planejamento financeiro e elabora planos para a melhoria do desempenho econômico-financeiro da empresa, o que o torna decisivo em tempos de crescimento moderado dos negócios e necessidade de cortar custos.

Salário médio: 7 000 reais

Supervisor de Produção

Promove o uso adequado de instalações e equipamentos de uma fábrica, monitorando custos e qualidade. Esses profissionais terão oportunidades na fábrica da Ambev em Ponta Grossa, no Paraná, que vai abrir 500 vagas até a inauguração, em dezembro.

Salário médio: 3 667 reais

10º Gerente Operacional

Pode atuar tanto na indústria como no setor de serviços, garantindo que a empresa atenda adequadamente às necessidades dos clientes. Por estar envolvido no aumento da produtividade da organização, está em alta no mercado.

Salário médio: 5 933 reais

11º Coordenador de vendas 

Com o crescimento da economia brasileira com base no consumo, o varejo ficou aquecido e colocou em destaque esses profissionais, responsáveis por coordenar as vendas, orientar os representantes e analisar o desempenho da equipe, buscando o cumprimento das metas.

Salário médio: 3 700 reais

12º Gerente de projetos

Esse profissional planeja e acompanha a execução de um projeto, a fim de cumprir metas, prazos e custos estabelecidos. A carreira deve continuar em alta, já que 422 hotéis serão construídos no país até 2016, segundo o Ministério do Turismo.

Salário médio: 8 733 reais

13º Supervisor de logística

Gerencia atividades de expedição e logística monitorando a descarga, o envio e a armazenagem dos produtos. Com o consumo em alta, muitas empresas estão construindo novos centros de distribuição e abrindo vagas para esses profissionais.

Salário médio: 3 400 reais

14º Auditor

O auditor analisa documentos contábeis e os controles internos da empresa para assegurar a execução adequada dos procedimentos administrativos e comerciais. Em companhias de capital aberto, garantem a transparência das contas.

Salário médio: 3 867 reais

15º Analista de Projetos

Planeja, controla e acompanha os projetos criando controles detalhados, alinhando prazo de entrega, prioridades e qualidade.

Salário médio: 3 367 reais

Acompanhe tudo sobre:Edição 190EmpregosMercado de trabalhovagas-de-emprego

Mais de Carreira

Para executivo da Amazon, 'IA não veio tirar empregos, mas sim tirar tarefas'

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?