Carreira

Operação ou gestão: qual é a sua?

Sei que na área técnica o trabalho é rotineiro e o crescimento profissional, lento. Acontece que faço curso técnico e sou fascinado por tudo o que se refere a computadores e matemática. A área administrativa também me atrai pelos inúmeros desafios que pro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h34.

Infelizmente, não há como responder diretamente à sua pergunta. O que posso fazer é ajudá-lo a analisar a questão para que, no fim, você consiga optar. Só não se esqueça de que decisões sempre envolvem riscos.

Em primeiro lugar, você precisa pensar que tudo em uma empresa envolve estratégia, inovação, processo e rotina. E isso ocorre em todos os níveis da hierarquia, do operário ao presidente. Em minha opinião, separar o setor técnico, o que executa, do administrativo, o que manda, é uma idéia falsa. Além de ser uma grande falha do nosso sistema de ensino, que não prepara profissionais para exercer os dois papéis.

O último nível da hierarquia de uma empresa moderna também está envolvido em melhorias, inovações e projetos, além, é claro, de ter de dar conta de suas tarefas rotineiras. Isso vale para produção, finanças, engenharia, suprimentos ou qualquer outro departamento. Os chefes, por sua vez, também cuidam de questões rotineiras, só que em um âmbito maior, que envolve os pares e o topo da pirâmide corporativa. E, nesse caso, a discussão é a respeito dos diversos níveis de autoridade e responsabilidade que existem em uma empresa e não propriamente sobre a divisão de papéis que há entre profissionais técnicos e administrativos.

Quanto à velocidade de seu crescimento profissional, meu conselho é que você pare de se preocupar com esse assunto. Você deve sempre procurar ser o melhor em sua profissão - dentro e fora da empresa. A ascensão profissional é uma conseqüência disso.

Quando for se candidatar a um emprego, não use a entrevista apenas para saber que benefícios a empresa oferece, pergunte também sobre os desafios do negócio e sobre a dinâmica organizacional, ou seja, como a companhia dispõe os funcionários para que eles consigam usar todo o seu potencial.

Dizem que as oportunidades são seres pequeninos que correm a uma velocidade vertiginosa e que só é possível enxergá-las quando se está em movimento. Então, trate de se mexer para vislumbrar suas chances de melhorar. Isso vai fazer você descobrir que as empresas estão repletas de oportunidades - tanto do lado da gestão quanto do da operação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

Por que Jeff Bezos sempre pensa três anos à frente e toma apenas algumas decisões por dia

Quer escolher melhor? Especialista revela cinco passos para otimizar decisões estratégicas

Inteligência artificial: a chave para um recrutamento mais justo e eficiente

Executivo revela as 3 principais habilidades que um líder precisa em 2025