Carreira

Onde os universitários 'mais inteligentes' dos EUA estudam

Para chegar ao ranking, pesquisador levou em conta a nota média dos alunos nos exames padrão de admissão das universidades americanas

Aluna da Columbia Business School (Divulgação)

Aluna da Columbia Business School (Divulgação)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 21 de setembro de 2013 às 08h00.

São Paulo – Como saber onde estão os alunos mais inteligentes que estudam nos Estados Unidos? A estratégia do pesquisador Jonathan Wai, da Duke University, foi investigar a nota média dos alunos dos primeiros anos das principais universidades americanas no SAT ( Scholastic Assessment Test) ou ACT (American College Testing), dois exames padrão aplicados aos alunos do ensino médio do país e que servem como requisito para admissão nas instituições de ensino superior - uma espécie de ENEM americano. 

O método é controverso – já que críticos rejeitam a validade deste tipo de prova -, mas em sua defesa, reportagem da Business Insider afirma que pesquisa recente “mostra que tanto o SAT quanto o ACT são excelentes medidas das habilidades congnitivas gerais” de uma pessoa. 

Colocando a polêmica de lado, o fato é que, segundo o levantamento feito para a publicação, as maiores notas médias nos testes (e, portanto, os “alunos mais inteligentes”) estão no California Institute Of Technology. Princeton, Harvard e Yale compartilham da segunda posição no ranking. Confira. 

Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemEnsino superiorFaculdades e universidadesRankings de faculdades

Mais de Carreira

Processos seletivos antiquados podem perder talentos – descubra como a IA pode te ajudar nisso

As cinco novas regras da liderança que novos gestores precisam aprender em um mundo imprevisível

Essa característica é o novo diferencial na liderança: entenda o impacto organizacional

Quando a empatia se torna uma armadilha: a verdade não dita sobre líderes que tentam agradar a todos