Para Srinivas, é normal que as empresas maiores copiem ou comprem startups para incorporar suas ideia (Kimberly White/Getty Images)
Redator
Publicado em 15 de julho de 2025 às 06h53.
Trabalhe duro e seja copiado. Esse foi o recado do CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, para jovens empreendedores durante uma palestra na AI Startup School, da Y Combinator.
Srinivas afirmou que empresas maiores “copiarão tudo o que for bom”, mas não vê isso como algo que deva ser enfrentado. Muito pelo contrário. "Eles copiam qualquer coisa que seja boa. Acho que é preciso conviver com esse medo", disse.
A Perplexity, uma startup fundada em 2022, tem chamado a atenção de gigantes como Apple e Meta que protagonizam uma guerra por novas aplicações de inteligência artificial.
A empresa utiliza modelos de IA para analisar conteúdo da internet e selecionar respostas como um resumo, algo similar ao que o Google faz atualmente em seu mecanismo de busca com a Gemini. A Perplexity lançou seu navegador Comet em 9 de julho.
Falando para um público de estudantes de graduação, pós-graduação e doutorado, o CEO da Perplexity começou seu conselho dizendo para eles: “trabalharem muito duro”.
“Se sua empresa é algo que pode gerar receitas na ordem de centenas de milhões de dólares ou potencialmente bilhões de dólares, você deve sempre presumir que uma empresa top de linha irá copiá-la”, afirmou o CEO da Perplexity.
Para Srinivas, é normal que as empresas maiores copiem ou comprem startups para incorporar suas ideias: “Elas arrecadam dezenas de bilhões e precisam justificar todos esses investimentos, além de continuar buscando novas maneiras de ganhar dinheiro”, disse ele. “Copiam qualquer coisa que seja boa. Acho que é preciso conviver com esse medo", refletiu.