Carreira

O que o bilionário do Shark Tank faz com IA todos os dias — e o que você pode aprender com isso

Do monitoramento da saúde ao desenvolvimento de software, o empreendedor Mark Cuban incorporou a inteligência artificial em sua rotina diária. A forma como ele usa a tecnologia revela um novo estilo de vida profissional: prático, estratégico e cada vez mais guiado por IA

Mark Cuban, no programa Shark Tank (Christopher Willard/Getty Images)

Mark Cuban, no programa Shark Tank (Christopher Willard/Getty Images)

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 10h20.

Última atualização em 11 de novembro de 2025 às 08h32.

Mark Cuban, bilionário e investidor conhecido pelo programa Shark Tank, transformou a inteligência artificial em uma ferramenta essencial de sua rotina. Em entrevista ao podcast High Performance, o empresário contou que usa IA “para tudo”, desde programação a acompanhar sua própria saúde. As informações foram retiradas de CNBC Make It.

O uso da tecnologia, para ele, não é apenas uma tendência. É parte de um novo estilo de vida. Cuban explicou que voltou a programar com o auxílio do Replit, um aplicativo de IA generativa usado para programar.

Ele descreveu um experimento em que pediu ao sistema para criar um software capaz de comparar custos de farmácias entre diferentes empresas e enviar alertas automáticos quando os preços mudassem.

“Em poucos minutos, ele criou a primeira versão”, contou. Depois, foi ajustando os comandos e refinando os resultados.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta sua vaga

Além do uso nos negócios, Cuban também recorre à IA em tarefas pessoais. O bilionário revelou que, após enfrentar um episódio de fibrilação atrial, passou a registrar com ajuda do ChatGPT os horários de medicamentos e atividades físicas.

“Eu dizia quando tomava o remédio e quando fazia o treino. Se houvesse algo estranho, queria que o sistema me avisasse”, disse.

A combinação entre curiosidade tecnológica e autogestão define a nova rotina de líderes como Cuban, que, mesmo sem formação técnica recente, encontram na IA uma maneira de ampliar sua produtividade e consciência pessoal.

Cuban recomenda que profissionais aprendam o básico de prompt engineering, a arte de estruturar comandos claros e eficazes para orientar a IA. Não se trata de saber programar, mas de dominar uma habilidade que tende a se tornar tão essencial quanto escrever e-mail.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

No centro dessa nova rotina está uma ideia simples: a IA não é apenas uma ferramenta de trabalho, é uma extensão do pensamento. Saber utilizá-la com discernimento, como faz Mark Cuban, é o que diferencia quem observa o futuro de quem o constrói no presente.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Liderar é sentir: como seu emocional pode afundar — ou salvar — uma equipe?

Por que times com o mesmo líder entregam resultados tão diferentes — a resposta está nesse hábito

Por que metáforas são a arma secreta de líderes eficazes, segundo Harvard

Contagem regressiva: cursos do Na Prática serão pausados e alunos terão até 30/11 para concluí-los