Carreira

O que seus e-mails profissionais podem revelar sobre você

Assim como a linguagem corporal impede muita gente por aí de esconder seus pensamentos, seu estilo de e-mail também pode contar muito sobre você; veja como

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 24 de março de 2013 às 18h24.

São Paulo – A maneira como você cruza os braços, sorri ou controla o movimento dos seus olhos pode dar pistas sobre o que você está pensando naquele momento, segundo defendem os especialistas da área de linguagem corporal.

Quando um computador ou smartphone está no meio da comunicação, a história é outra. Mas, segundo especialistas, mesmo com palavras escritas é possível revelar algumas características da sua personalidade e perfil profissional. 

No entanto, só é possível identificar estas características se a pessoa em questão adota o mesmo estilo na maioria dos e-mails enviados, de acordo com os especialistas. 

Extensos cumprimentos

Quem tende a começar e-mails com cumprimentos que vão além do bom dia, boa tarde, boa noite ou olá tende a passar a impressão de ser uma pessoa amigável. O problema é que, exatamente por se importar demasiadamente com quem receberá este e-mail, pessoas com este perfil tendem a redigir mensagens longas e pouco objetivas, de acordo com Sandra Oliveira, da Dale Carnegie. 

Lista de perguntas

Um e-mail repleto de perguntas (que exploram, por vezes, detalhes minuciosos de um assunto) pode sinalizar que a pessoa que o redigiu tem um perfil mais analítico, diz Sandra. Pessoas com este perfil, segundo a especialista, tendem a ser mais objetivas na hora de redigir. “Mas sempre querem entender o porquê das coisas”, afirma. Como resposta, recebem mensagens extensas. 

E-mails telegráficos

Mensagens de uma, duas linhas, no máximo. Às vezes, escritas apenas no campo de título do e-mail. Quem, rotineiramente, redige e-mails assim, segundo Sandra, tende a ser um profissional mais voltado para resultados. “Ele não quer se dar ao trabalho de digitar e-mails”, afirma.


Palavras incompletas

O hábito de “comer letras” enquanto escreve pode indicar ansiedade, diz Sandra. “A pessoa escreve tão rápido que não tem tempo de revisar antes de enviar”, afirma a especialista. “Vive correndo porque é ansioso”.

Erros graves de português 

Os motivos para deslizes de português podem ser muitos, mas o resultado é sempre o mesmo: um questionamento da boa reputação profissional. Erros acontecem é claro. O problema, segundo os especialistas, é a recorrência contínua do deslize. 

Pequeno manual de conduta

Independente de seu estilo, a dica dos especialistas consultados é adequar a elaboração do seu e-mail à cultura corrente na sua empresa e/ou área de atuação. 

"Não corra o risco de ficar no limbo da interpretação do outro”, afirma Cristiano Nabuco de Abreu , professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Por isso, dica básica para não ter problemas? Seja claro e objetivo na hora de redigir um e-mail no trabalho.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentoDicas de carreira

Mais de Carreira

Mulher de Negócios: Luiza Helena Trajano lança comunidade para apoiar empreendedoras no Brasil

Esse método de Stanford de cinco etapas pode fazer as pessoas confiarem em você

Warren Buffett diz que você está muito pessimista. E a neurociência concorda com ele

Na era da inteligência artificial, marcas fortes se destacam pela voz — não só pela tecnologia