Carreira

O que fazer quando não receber retorno de uma entrevista de emprego?

Caso não receba um feedback da empresa após a entrevista de emprego, o candidato pode entrar em contato, gentilmente, pedindo explicações sobre o andamento da seletiva

Diandra Guedes
Diandra Guedes

Colaboradora

Publicado em 26 de novembro de 2024 às 10h30.

Participar de processos seletivos e entrevistas de emprego pode ser desafiador e frustrante, principalmente quando a empresa não dá uma devolutiva. A falta de resposta faz com que o candidato não saiba onde errou e/ou a razão da marca empregadora não seguir com o ele na seletiva.

Além disso, durante os processos não é incomum que candidatos encontrem recrutadores que mentem dizendo que enviarão um feedback em breve, o que aumenta a ansiedade e a expectativa de uma resposta.

De acordo com uma pesquisa feita pela Resume Builder, 4 em cada 10 recrutadores admitem mentir para os candidatos durante o processo seletivo, seja sobre a função, a empresa, o feedback ou outras especificidades.

Desse modo, ao sofrer um job ghosting — termo em inglês usado para descrever a prática de não receber respostas dos recrutadores — o candidato pode tomar as seguintes atitudes:

1- Entrar em contato

Se não receber uma resposta do recrutador após alguns dias passados da entrevista, o candidato pode entrar em contato para perguntar como anda o processo seletivo. O ideal é fazer isso de forma simples, direta e educada, e pelo mesmo canal pelo qual a empresa o contactou.

Também é importante ter cuidado com os excessos! O mais indicado é fazer, no máximo, três tentativas de contato e em períodos espaçados. Caso nenhuma delas seja efetiva, pode-se entender que a empresa realmente não dará retorno.

2- Se fazer presente

Mesmo que o candidato já saiba que não tem chances de conseguir a vaga pretendida, é importante fazer um follow up e se fazer lembrado. Por isso, enviar uma mensagem cordial para o recrutador periodicamente, mostrando que ainda tem interesse em trabalhar na companhia, pode ser importante para manter a rede de contatos ativa.

Essa prática aumenta as chances de que, em uma oportunidade futura, ele se lembre daquele candidato.

3- Analisar seu desempenho

Apesar de ser decepcionante não ter respostas das entrevistas de emprego, participar de tais seletivas é uma boa oportunidade para testar o desempenho profissional.

Por isso, mesmo que não tenha recebido um feedback sobre os pontos que precisa melhorar, por meio das experiências que já teve, o candidato consegue analisar o que precisa ser mudado para as próximas seletivas.

Algumas atitudes arruinam a sabatina de emprego logo de cara. Mentir, se mostrar desinteressado e chegar atrasado são algumas delas. 

Como pedir feedback de entrevista após rejeição?

Para aqueles que ainda se sentem inseguros na hora de escrever para o recrutador, alguns modelos prontos de mensagem podem ajudar. Confira exemplos:

Modelo 1

Olá [nome],

Gostaria de agradecer mais uma vez pela oportunidade de participar do processo seletivo para a vaga de [nome da vaga].

Como forma de aprimorar meu desenvolvimento profissional, gostaria de saber se poderia me fornecer um feedback sobre minha entrevista. Quais pontos você destacaria como fortes e quais poderiam ser aprimorados?

Agradeço desde já a sua atenção.

Modelo 2

Assunto: Seguimento - Processo Seletivo para [Nome da Vaga]

Prezado(a) [Nome do Recrutador],

Escrevo para agradecer mais uma vez pela oportunidade de participar do processo seletivo para a vaga de [Nome da Vaga].

Gostaria de saber se poderia me fornecer um feedback sobre minha entrevista. Acredito que essa informação seria muito valiosa para meu desenvolvimento profissional.

Agradeço desde já a sua atenção.

Atenciosamente, [Seu Nome]

Antes de enviá-los, o indicado é revisar o texto com atenção e personalizar cada mensagem de acordo com a formalidade da empresa a ser mencionada.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreira

Mais de Carreira

Por R$ 37, esse é o ‘primeiro passo’ para ingressar em uma das carreira mais valorizadas do mercado

Essa é uma das razões para o CEO da Apple ser um dos executivos mais bem pagos do mundo

O mercado financeiro nunca foi tão Gen Z — e as fintechs buscam talentos que falem a língua deles

Philip Morris Brasil anuncia programa global de estágio com bolsa-auxílio de R$ 2.000