Carreira

O que fazer quando não receber retorno de uma entrevista de emprego?

Caso não receba um feedback da empresa após a entrevista de emprego, o candidato pode entrar em contato, gentilmente, pedindo explicações sobre o andamento da seletiva

Diandra Guedes
Diandra Guedes

Colaboradora

Publicado em 26 de novembro de 2024 às 10h30.

Participar de processos seletivos e entrevistas de emprego pode ser desafiador e frustrante, principalmente quando a empresa não dá uma devolutiva. A falta de resposta faz com que o candidato não saiba onde errou e/ou a razão da marca empregadora não seguir com o ele na seletiva.

Além disso, durante os processos não é incomum que candidatos encontrem recrutadores que mentem dizendo que enviarão um feedback em breve, o que aumenta a ansiedade e a expectativa de uma resposta.

De acordo com uma pesquisa feita pela Resume Builder, 4 em cada 10 recrutadores admitem mentir para os candidatos durante o processo seletivo, seja sobre a função, a empresa, o feedback ou outras especificidades.

Desse modo, ao sofrer um job ghosting — termo em inglês usado para descrever a prática de não receber respostas dos recrutadores — o candidato pode tomar as seguintes atitudes:

1- Entrar em contato

Se não receber uma resposta do recrutador após alguns dias passados da entrevista, o candidato pode entrar em contato para perguntar como anda o processo seletivo. O ideal é fazer isso de forma simples, direta e educada, e pelo mesmo canal pelo qual a empresa o contactou.

Também é importante ter cuidado com os excessos! O mais indicado é fazer, no máximo, três tentativas de contato e em períodos espaçados. Caso nenhuma delas seja efetiva, pode-se entender que a empresa realmente não dará retorno.

2- Se fazer presente

Mesmo que o candidato já saiba que não tem chances de conseguir a vaga pretendida, é importante fazer um follow up e se fazer lembrado. Por isso, enviar uma mensagem cordial para o recrutador periodicamente, mostrando que ainda tem interesse em trabalhar na companhia, pode ser importante para manter a rede de contatos ativa.

Essa prática aumenta as chances de que, em uma oportunidade futura, ele se lembre daquele candidato.

3- Analisar seu desempenho

Apesar de ser decepcionante não ter respostas das entrevistas de emprego, participar de tais seletivas é uma boa oportunidade para testar o desempenho profissional.

Por isso, mesmo que não tenha recebido um feedback sobre os pontos que precisa melhorar, por meio das experiências que já teve, o candidato consegue analisar o que precisa ser mudado para as próximas seletivas.

Algumas atitudes arruinam a sabatina de emprego logo de cara. Mentir, se mostrar desinteressado e chegar atrasado são algumas delas. 

Como pedir feedback de entrevista após rejeição?

Para aqueles que ainda se sentem inseguros na hora de escrever para o recrutador, alguns modelos prontos de mensagem podem ajudar. Confira exemplos:

Modelo 1

Olá [nome],

Gostaria de agradecer mais uma vez pela oportunidade de participar do processo seletivo para a vaga de [nome da vaga].

Como forma de aprimorar meu desenvolvimento profissional, gostaria de saber se poderia me fornecer um feedback sobre minha entrevista. Quais pontos você destacaria como fortes e quais poderiam ser aprimorados?

Agradeço desde já a sua atenção.

Modelo 2

Assunto: Seguimento - Processo Seletivo para [Nome da Vaga]

Prezado(a) [Nome do Recrutador],

Escrevo para agradecer mais uma vez pela oportunidade de participar do processo seletivo para a vaga de [Nome da Vaga].

Gostaria de saber se poderia me fornecer um feedback sobre minha entrevista. Acredito que essa informação seria muito valiosa para meu desenvolvimento profissional.

Agradeço desde já a sua atenção.

Atenciosamente, [Seu Nome]

Antes de enviá-los, o indicado é revisar o texto com atenção e personalizar cada mensagem de acordo com a formalidade da empresa a ser mencionada.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreira

Mais de Carreira

Quer trabalhar de casa ou até de outro país? Veja as vagas home office desta semana

10 modelos de currículos para conseguir um emprego em 2025

Veja quais serão as prioridades dos executivos de RH em 2025, segundo pesquisa

Este CEO não acredita em entrevistas de emprego; entenda por quê