Carreira

O prompt que Jeff Bezos usaria no ChatGPT para reinventar o e-commerce com inteligência artificial

Bezos já mudou o jeito como compramos online. Mas e se, agora, ele usasse o ChatGPT para criar a próxima grande disrupção do varejo?

Bezos transformou a Amazon — e pode transformar o e-commerce mais uma vez (Lindsey Wasson/Reuters)

Bezos transformou a Amazon — e pode transformar o e-commerce mais uma vez (Lindsey Wasson/Reuters)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 7 de maio de 2025 às 14h12.

Jeff Bezos, fundador da Amazon, sempre esteve alguns passos à frente quando o assunto é consumo. Ele não apenas previu o crescimento das compras online, mas criou um verdadeiro padrão. A entrega rápida, as recomendações personalizadas, os dispositivos que compram por comando de voz... tudo isso nasceu do jeito Bezos de pensar.

Agora, com a IA entrando em tudo o varejo está na fila. E Bezos, claro, está de olho.

EXAME e Saint Paul abrem vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

O que Jeff Bezos perguntaria para o ChatGPT?

E se ele, dono de uma das maiores plataformas de consumo do planeta, decidisse usar o ChatGPT como um aliado de negócios? Bezos nunca revelou um “prompt mágico”, mas suas falas e artigos deixam pistas valiosas. Algo como:

“Atue como um especialista em comportamento de consumo e me diga como automatizar totalmente a experiência de compra, prevendo o que cada cliente deseja antes mesmo dele pensar nisso.”

Esse tipo de comando não apenas gera respostas, mas revela possibilidades. Porque o diferencial da IA está na personalização em escala: entender hábitos, analisar padrões e antecipar desejos. E se alguém é obcecado por antecipar o desejo do cliente, esse alguém é Jeff Bezos.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

O futuro ainda pertence a quem pergunta bem

Talvez Bezos nunca revele o prompt exato que usaria para moldar o novo e-commerce. Mas podemos imaginar o tipo de mentalidade por trás dessa pergunta: curiosa, estratégica, centrada no cliente e alimentada por tecnologia de ponta.

O que está em jogo agora não é apenas vender mais, mas reinventar o ato de vender. E, como já aconteceu antes, Bezos pode ser o primeiro a mostrar como isso será feito.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado clicando aqui

Este curso ensina IA do zero

De olho nesse movimento, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.

Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE IA

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Cidadania italiana: país se prepara para votação decisiva que pode mudar regras para imigrantes

Mark Zuckerberg não quer mais fazer amigos. Agora, ele quer substituí-los por IA

Estes são os profissionais que as empresas estão 'desesperadas' para contratar; veja se é um deles

7 profissões para quem quer trabalhar com pesquisa de mercado