IA pode gerar o primeiro trilionário e transformar sua carreira (Weiquan Lin/Getty Images)
Redatora
Publicado em 6 de novembro de 2025 às 05h13.
Mark Cuban, empresário bilionário, fez uma previsão audaciosa: a IA será o motor para a criação do primeiro trilionário do mundo. O magnata apontou que essa pessoa pode ser alguém totalmente inesperado, talvez até "um cara no porão", capaz de aproveitar a IA de uma forma revolucionária. As informações foram retiradas de CNBC Make It.
Segundo ele, estamos apenas começando a explorar as capacidades dessa tecnologia. Ele comparou o momento atual da IA aos primeiros dias dos computadores pessoais e da internet, quando muitos questionavam sua utilidade.
Hoje, a dependência dessas tecnologias é indiscutível. Para Cuban, em poucos anos, a IA será vista da mesma forma.”
"As pessoas vão olhar para trás e se perguntar como viveram sem ela", disse ele.
Enquanto o mundo se adapta a essas novas ferramentas, uma coisa é certa: quem dominar a IA terá uma vantagem inegável no mercado de trabalho. Isso porque a IA não se limita a tarefas simples. Ela já está transformando indústrias inteiras, desde otimização de processos até a automação de tarefas complexas.
As empresas estão cada vez mais investindo na adoção dessa tecnologia para melhorar a eficiência e reduzir custos, como foi o caso da Chipotle, que reduziu o tempo de contratação em 75% utilizando ferramentas de IA.
A adoção de IA não é apenas uma questão de adaptação tecnológica; trata-se de uma oportunidade de crescimento profissional.
Profissionais que se tornam proficientes em IA não apenas ganham em competitividade, mas também têm a chance de liderar transformações significativas em suas indústrias.
Por exemplo, empresas como Shopify e Fiverr estão incentivando seus colaboradores a aprenderem habilidades de IA para se manterem relevantes em um mercado que está mudando rapidamente.
Entretanto, com o avanço da IA, a chave será o aprendizado contínuo. Profissionais que se atualizarem com essas tecnologias não só garantirão seu lugar no mercado, mas também poderão liderar inovações disruptivas. Como Cuban afirma, a IA está evoluindo tão rapidamente que quem não começar a aprender hoje pode acabar ficando para trás.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.
QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL