Carreira

O branding não precisa ser caro; com essas estratégias ele pode ser inteligente e acessível

Startups podem criar marcas consistentes e confiáveis com ferramentas gratuitas e criatividade estratégica

 (Getty Images)

(Getty Images)

Publicado em 13 de maio de 2025 às 16h39.

Criar uma marca forte e reconhecível deixou de ser um privilégio exclusivo de grandes empresas com verbas robustas.

Para startups, o branding de baixo custo se tornou uma ferramenta essencial para atrair atenção, conquistar credibilidade e estabelecer conexão com o público desde os primeiros passos.

Definir uma identidade visual clara, construir uma narrativa autêntica e utilizar canais gratuitos de comunicação são algumas das estratégias de bootstrapping branding que ganham força entre empreendedores. As informações foram retiradas de Entrepreneur.

O valor do posicionamento desde o início

Para qualquer profissional envolvido em marketing e comunicação — ou mesmo aqueles que querem embarcar nesse setor — dominar as estratégias de branding desde o nascimento da marca é uma vantagem competitiva poderosa.

O branding não é apenas uma tarefa criativa, mas estratégica. E dominar essa habilidade pode fazer a diferença entre uma startup esquecida de outra que conquista espaço, mesmo com poucos recursos.

Branding como trampolim profissional

Dominar estratégias de branding acessível é mais do que uma necessidade de sobrevivência para startups: é também uma oportunidade de crescimento para os profissionais envolvidos.

Destacar-se como um profissional capaz de transformar limitações em soluções criativas pode ser o diferencial entre estagnar ou alcançar novos patamares na carreira.

Profissionais que dominam a construção de marcas autênticas, consistentes e conectadas ao público estão sempre um passo à frente — independentemente do tamanho do orçamento.

Destaque-se no mercado e viralize a sua marca

Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.

De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:

  • Transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento;
  • Liderar estratégias de branding e performance;
  • Impulsionar as vendas dentro da empresa.

Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Acompanhe tudo sobre:Branded Marketing

Mais de Carreira

7 profissões para quem quer trabalhar com análise de risco

Como promover a equidade de gênero em cargos de liderança

As redes sociais vão acabar? Veja as tendências que vão transformar o marketing em 2025

Transformation Talks: evento reúne especialistas para discutir IA, carreira e desafios da economia