Carreira

Novo parque da Universal em Orlando gera 10 mil empregos e deve movimentar US$ 2 bilhões este ano

Epic Universe é o quarto parque da Universal e promete transformar o turismo na Flórida. Saiba mais

Inspirado em mitologia, cinema, literatura e videogames, o Epic Universe é formado por cinco mundos temáticos totalmente imersivos, com atrações como Harry Potter e Super Nintendo World (Universal/Divulgação)

Inspirado em mitologia, cinema, literatura e videogames, o Epic Universe é formado por cinco mundos temáticos totalmente imersivos, com atrações como Harry Potter e Super Nintendo World (Universal/Divulgação)

Publicado em 21 de maio de 2025 às 11h28.

Última atualização em 21 de maio de 2025 às 12h28.

Tudo sobreParques de diversões
Saiba mais

A Universal estreia nesta quarta-feira, 21, o Epic Universe, o quarto parque temático companhia. Localizado no Universal Orlando Resort, o novo espaço representa uma virada histórica para o grupo — e um reforço estratégico na disputa pelo turismo global.

“Esse é um projeto de 10 anos. Por uma década, o parque foi nosso. Agora ele pertence ao universo todo”, afirma Marcos Barros, VP America Latina da Universal Destinations & Experiences

Impacto econômico e geração de empregos

Mais do que um investimento em entretenimento, o parque tem um forte impacto na economia da Flórida. Segundo Barros, é o parque mais ambicioso já construído pela companhia.

“A expectativa é que o novo empreendimento gere US$ 2 bilhões em impacto econômico apenas no primeiro ano de funcionamento. Ao todo, foram criados cerca de 10 mil empregos diretos — além de outros 7 mil indiretos, considerando a cadeia do turismo local”, afirma o executivo que diz que durante a construção, estima-se que mais de 65 mil postos de trabalho tenham sido criados nos Estados Unidos com este novo parque.

Os cinco mundos do Epic Universe

Inspirado em mitologia, cinema, literatura e videogames, o Epic Universe é formado por cinco mundos temáticos totalmente imersivos. A proposta é que cada visitante esteja dentro de uma história, sem visibilidade para os outros mundos ao redor — o que amplia a sensação de fantasia e exclusividade.

  1. Celestial Park: ponto de entrada do parque e seu grande eixo central, com jardins, restaurantes sofisticados, carrossel galáctico e uma montanha-russa de trilhos duplos.
  2. How to Train Your Dragon – Isle of Berk: mundo inspirado na animação Como Treinar o Seu Dragão, com ambientação fiel à vila viking e atrações para todas as idades.
  3. The Wizarding World of Harry Potter – Ministry of Magic: terceira área da saga Harry Potter nos parques da Universal, combinando cenários de Animais Fantásticos e do universo bruxo. A atração principal promete surpreender com alta tecnologia e ambientação da Paris dos anos 1920.
  4. Dark Universe: um tributo aos clássicos filmes de terror da Universal, como Drácula, Lobisomem e Frankenstein. O destaque é uma atração protagonizada por Victoria Frankenstein, tataraneta do monstro original.
  5. Super Nintendo World: imersão no universo dos games da Nintendo, com personagens como Mario, Luigi, Donkey Kong e Princesa Peach. O espaço conta com pulseiras interativas (Power Up Bands) que transformam a experiência em um verdadeiro jogo ao vivo.

Tecnologia, conveniência e gastronomia de alto nível

A proposta do parque é unir narrativa e tecnologia em um novo patamar. Entre os diferenciais, estão armários com reconhecimento facial, sistema de pedidos digitais nos restaurantes, pulseiras interativas e 25 pontos de alimentação que vão além do tradicional fast-food.

“O Epic Universe representa uma evolução da experiência nos parques temáticos. A conveniência e a interatividade são prioridades”, afirma Barros.

Um novo capítulo para o turismo em Orlando

Com o lançamento do Epic Universe, a Universal consolida sua presença como destino de férias completo, especialmente para os brasileiros, que faz parte de um público frequente nos parques da Flórida. “Com quatro parques, 11 hotéis e atrações para uma semana inteira, Orlando se transforma ainda mais em uma capital do entretenimento global”, diz Barros.

O parque abre para o público geral em 22 de maio, após um evento de inauguração restrito a convidados realizado nesta terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:Parques de diversõesUniversalEmpregos

Mais de Carreira

Por que muitos profissionais ainda confundem movimentos de carreira com fracasso?

Essas estratégias são as melhores para garantir entrevistas no mesmo dia com várias empresas

Inteligência emocional ou autoconfiança? As 5 competências essenciais do líder do futuro

Como participar de debates acadêmicos de forma construtiva e ampliar seu impacto