Carreira

Nova escola de tecnologia terá cursos com a Loft e a Microsoft

A nova edutech brasileira tem a meta de formar 1 milhão de pessoas em tecnologia em até 10 anos

Programação: primeiros cursos serão para acelerar a carreira de profissionais iniciantes (oatawa/Thinkstock)

Programação: primeiros cursos serão para acelerar a carreira de profissionais iniciantes (oatawa/Thinkstock)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 5 de julho de 2021 às 10h06.

A ITuring, nova edutech do fundo Abaporu, lança seus dois primeiros cursos nesta segunda-feira, 05, nas áreas de negócios e programação e com participação da Microsoft e da Loft.

O presidente da edutech, Carlos Souza, que já liderou a Udacity no Brasil, conta que o objetivo é resolver o problema da falta de mão de obra de tecnologia no Brasil.

Até 2024, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação vê uma falta de 260 mil profissionais no mercado.

“Porém, a gente estima que hoje já sobrem 200 a 300 mil postos de tecnologias em aberto. Embora o lado que mais seja mencionado seja a quantidade, a outra face do problema é a qualidade na formação”, diz ele.

A meta da ITuring é formar 1 milhão de pessoas em tecnologia em até 10 anos. O investimento na edutech é de R$ 30 milhões.

“É importante a gente levar uma educação de qualidade em escala. Começamos trabalhando para formar três públicos: profissionais que já trabalham com tecnologia e precisam continuar aprendendo; os profissionais em mudança de carreira; e jovens dando o primeiro passo de suas carreiras na faculdade”, explica.

Para já começar resolvendo um problema do mercado, os dois primeiros cursos livres foram formulados após entrevistas com dezenas de empresas. O foco será no primeiro grupo mencionado pelo CEO. Os cursos vão acelerar a carreira de profissionais iniciantes para atuarem em cargos pleno ou sênior.

Com a Microsoft, o foco é nos programadores. O curso de 6 meses “Becoming a Modern Software Engineer” ensina os profissionais a atuar com projetos práticos, usar metodologias ágeis, trabalhar em equipe e fazer testes dos códigos.

Na parceria também com a Loft, o curso de “Análise de Dados para Negócios” de cinco meses é para ajudar pessoas com conhecimentos na área de produto ou negócios a utilizar grandes bases de dados no seu trabalho.

O CEO vê uma demanda grande de empresas oferecendo os cursos para suas equipes.

Um dos destaques é a inovação no processo de seleção para a escola. O primeiro módulo dos cursos é totalmente gratuito e os candidatos podem ter a experiência de realizar o primeiro projeto e receber feedback dos professores.

Dessa forma, as pessoas podem entender a metodologia e avaliar o conteúdo e nível do curso antes de realizar a matrícula.

A próxima etapa da ITuring é lançar um curso de ensino superior com reconhecimento do MEC, o que deve acontecer em 2022.

Para os dois primeiros cursos, o custo é de R$1.990 nas primeiras turmas. Confira como se inscrever no site.

Quais são as grandes tendências do mercado de trabalho? Invista na sua carreira. Assine a EXAME.

Sua jornada de empoderamento 

Ser protagonista da sua carreira e ter uma jornada de empoderamento pode começar em qualquer momento da vida profissional. Para ajudar mais mulheres a ter uma jornada de sucesso, a Exame Academy oferece o curso Woman Empowerment Program (WEP) junto com a Fin4she. 

O curso promove encontros para ensinar mulheres (e homens também) sobre protagonismo, eneagrama, storytelling, autoconhecimento, comunicação e muito mais.  

No dia 5 de julho, Carolina Cavenaghi, cofundadora da Fin4She, estará na Jornada da Super Mulher, um evento gratuito promovido pela EXAME Academy com o objetivo de promover esse compartilhamento de histórias e de impulsionar o desenvolvimento pessoal e proissional das mulheres. Faça sua inscrição aqui.

Para quem se engajar na programação e quiser mais, o curso WEP está com inscrições abertas para a próxima turma até o final de julho. Serão encontros online e ao vivo em agosto com carga horária de 9 horas. Confira mais aqui. 

Acompanhe tudo sobre:CursosLoftMicrosoftStartups

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman