Analistas de carbono são responsáveis por projetar, implementar e monitorar estratégias relacionadas à transição para uma economia de baixo carbono (Freepik)
Content Writer
Publicado em 25 de abril de 2024 às 15h58.
Há um fator que conecta boa parte das empresas, não importa o tamanho ou indústria: a procura por profissionais especializados em mercado de carbono – e aquelas que ainda não estão atrás, devem começar a demandar por esse especialista nos próximos anos.
Estudos recentes confirmam que o Brasil pode ser um ator relevante no movimento global para reduções de emissões. De acordo com estimativa da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), o país pode receber até 120 bilhões de dólares em recursos destinados a esse setor até 2030.
Com isso, 3,4 milhões de novos postos de trabalho devem ser gerados até 2040– o que abre uma grande janela de oportunidade para quem possuir conhecimentos específicos em mercado de carbono.
No entanto, ainda que em pleno crescimento, esse setor pode gerar algumas dúvidas: o que faz um profissional nesse ramo? Qual o salário? Quais habilidades são necessárias? E, principalmente, como ingressar no setor? Veja respostas para as dúvidas mais frequentes.
Os especialistas em mercado de carbono são os profissionais responsáveis por projetar, implementar e monitorar estratégias relacionadas à transição para uma economia de baixo carbono, ou seja, uma economia que foca em diminuir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Mas as funções vão além disso. Veja outras atribuições desse profissional.
O salário de um especialista em mercado de carbono pode variar bastante de acordo com nível de experiência, localização da empresa e setor de atuação. Em média, segundo dados do Glassdoor, os salários estão na faixa de R$ 3 mil a 12 mil para um especialista em ESG focado em mercado de carbono. Mas há potencial para remunerações ainda maiores à medida em que o profissional ganha experiência e assume cargos de liderança.
As perspectivas de carreira para especialistas em mercado de carbono são promissoras. Com a crescente preocupação global sobre as mudanças climáticas, as empresas notaram que era preciso ir atrás de trabalhadores para colocar em práticas projetos de redução das emissões de carbono. Além disso, a adoção de políticas climáticas mais ambiciosas por parte dos governos criam oportunidades adicionais para esses profissionais.
Assim como em qualquer outro setor, para se destacar como especialista no mercado de carbono é essencial possuir uma combinação de habilidades técnicas e interpessoais.
Veja, abaixo, algumas das mais importantes:
A Faculdade EXAME acaba de anunciar a chegada de um novo produto em seu portfólio: o curso Mercado de Carbono: Liderando Estratégias Sustentáveis.
Com um currículo completo que equilibra conhecimentos teóricos e ações práticas, o curso é focado nos profissionais que desejam se especializar no mercado de carbono. Para isso, a grade conta com aulas de sustentabilidade, práticas de governança corporativa responsáveis e estratégias para a transição para uma economia de baixo carbono.
Para conhecer mais sobre o curso e as condições de matrícula, basta clicar aqui.
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME