Em relação às cinco qualidades profissionais mais valorizadas pelas empresas, os homens dizem se sair melhor em quatro delas (Getty Images)
Camila Pati
Publicado em 23 de junho de 2013 às 08h48.
São Paulo – Na última semana, a Bain &Company divulgou uma pesquisa com 514 profissionais brasileiros sobre os motivos pelos quais as mulheres não chegam na mesma proporção que os homens ao topo da hierarquia das empresas.
Mas o levantamento foi além e também revelou em que os que os executivos homens se consideram mais capacitados do que as mulheres tendo em vista atributos de liderança.
O resultado é que eles - segundos eles mesmos - dizem se sair melhor em 4 dos 5 estilos de liderança mais valorizados pelas empresas (também levantados pela pesquisa) que são: solução de problemas, encorajar o trabalho em equipe, influenciar a equipe, inspirar, delegar.
De acordo com Luciana Batista, gerente sênior da Bain & Company e uma das realizadoras do estudo os dados refletem a percepção de diferentes estilos de liderança quando levados em conta o gênero dos executivos.
“E não existe nada de errado em haver essa diferença de perfil. O que é preocupante é o fato de as empresas deixarem de valorizar os pontos em que as mulheres são consideradas melhores”, explica.
Confira em quais qualidades profissionais os homens disseram superar as mulheres quando estão em cargos de chefia:
Influenciar a equipe
Segundo a Bain & Company, 30 % dos homens dizem que são melhores do que as mulheres neste quesito, enquanto 22% consideram que as executivas são mais capacitadas.
Solucionar problemas
Neste ponto, 25% dos entrevistados disseram que superam as mulheres contra 19% que discordam e dizem que as mulheres são melhores. A capacidade de solucionar problemas, segundo os entrevistados (homens e mulheres) é qualidade do líder mais valorizada pelas empresas.
Inspirar
Os homens se acham mais inspiradores do que as mulheres. Essa é a opinião de 22% dos entrevistados. Mas para 19% deles, as mulheres tem esta habilidade mais latente.
Delegar
Saber delegar tarefas também é uma das qualidades mais buscadas pelas empresas em chefes, de acordo com o estudo. E mais uma vez, eles se dizem melhores do que elas neste aspecto. Para 22%, os homens têm mais facilidade em delegar. Apenas 15% deles disseram que as mulheres os superam na capacidade de delegar.
Fazer networking
O estudo revela que 27% dos homens dizem que são mais hábeis em fazer networking do que as mulheres, enquanto 24% dizem que as mulheres são melhores. Esta capacidade, no entanto, não figura na lista dos cinco estilos de liderança mais valorizados pelas empresas.
Agora, veja no que eles dizem que as mulheres são melhores:
Encorajar trabalho em equipe
Este é o único aspecto entre os 5 mais valorizados pelas empresas em que as mulheres foram consideradas - pelos homens – mais habilidosas. É o que disseram 27% dos entrevistados, enquanto 24% afirmam que se saem melhor do que as colegas na hora de encorajar a cooperação na equipe.
Consultar pessoas
A postura das mulheres é mais consultiva do que a dos homens na opinião de 29% dos executivos. Apenas 17% consideram que homens cultivam mais o hábito de consultar colegas quando estão em cargos de chefia.
Reconhecer
De acordo com o estudo, reconhecer o trabalho da equipe é uma característica mais marcante nas mulheres para 26% dos entrevistados. Disseram ser mais competentes do que elas 17% dos entrevistados.
Apoiar
Para 26% dos homens, as mulheres são mais competentes na hora de apoiar a equipe, enquanto 20% disseram que são eles os melhores neste aspecto.
Fazer coaching/mentoring
Desenvolver a equipe por meio de coaching e mentoring é uma habilidade mais latente em chefes mulheres, de acordo com 22% dos entrevistados. Mas 13% disseram que os homens são mais competentes nestas funções.