Carreira

No Brasil, janeiro é o melhor mês para conseguir promoção

De acordo com pesquisa do LinkedIn, meses de julho e agosto também concentram maior número de movimentações na carreira

Quer crescer na carreira? Julho é o próximo mês para mirar sua promoção (Germano Luders/Exame)

Quer crescer na carreira? Julho é o próximo mês para mirar sua promoção (Germano Luders/Exame)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 11 de maio de 2011 às 18h07.

São Paulo – Janeiro continua sendo o mês que concentra mais promoções na carreira em solo brasileiro. Mas, de acordo com pesquisa do LinkedIn, julho e agosto também são momentos propícios para conseguir crescer na hierarquia das empresas em operação no Brasil.

Para chegar a esses números, a rede social profissional consultou o perfil de 90 milhões de usuários ao redor do mundo duas últimas décadas. No início do mês, EXAME.com divulgou os dados preliminares referentes ao cenário global de promoções. A constatação é que o primeiro mês do ano continua sendo líder na concentração das promoções ao redor do globo.

A pesquisa revela que, na última década, o número de promoções diminuiu proporcionalmente no primeiro mês e se diluiu ao longo de outros períodos do ano. Para se ter uma ideia, durante a década de 90, segundo o estudo, 22% das promoções aconteciam em janeiro. A partir da última década, este índice caiu para 16%.

Uma justificativa para isso é a entrada dos jovens da geração Y no mercado de trabalho. Caracterizados por uma ansiedade para crescer na carreira, esses profissionais nascidos a partir dos anos 80 exercem, na opinião dos especialistas ouvidos por LinkedIn, uma pressão sobre os seus superiores que acabam não se limitando apenas à alguns meses para oferecer uma promoção.

A tendência se repete no Brasil. Aqui, porém, a geração Y não é a única responsável por essa mudança de padrão. Os bons ventos da economia e, consequente, necessidade do mercado por novos profissionais podem estar por trás desse cenário, segundo especialistas ouvidos por EXAME.com.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentoSalários

Mais de Carreira

Por que Jeff Bezos sempre pensa três anos à frente e toma apenas algumas decisões por dia

Quer escolher melhor? Especialista revela cinco passos para otimizar decisões estratégicas

Inteligência artificial: a chave para um recrutamento mais justo e eficiente

Executivo revela as 3 principais habilidades que um líder precisa em 2025