Fonte: Freepik
Redatora
Publicado em 28 de maio de 2025 às 11h27.
A ideia de que é preciso “subir a escada corporativa” ou “seguir sua paixão” para alcançar o sucesso profissional ainda resiste em muitos ambientes de trabalho, mas já não encontra respaldo na nova realidade das empresas.
Em um momento em que líderes enfrentam estruturas organizacionais mais horizontais, transformações tecnológicas aceleradas e um mercado de trabalho cauteloso, especialistas alertam sobre um ponto.
Repensar conselhos de carreira é essencial para quem quer liderar com consistência e visão de futuro. As informações foram retiradas de Business Insider.
Veja cinco dicas para lideranças não seguirem.
Um dos primeiros mitos a cair por terra é a máxima de que é preciso “seguir sua paixão”.
Para Jochen Menges, professor de gestão de recursos humanos e liderança na Universidade de Zurique, essa orientação é vaga e pouco acionável.
Em vez de buscar uma paixão inalcançável, a nova liderança se constrói com metas emocionais — como sentir orgulho do que se faz — e uma compreensão mais madura sobre o que realmente importa no cotidiano de trabalho.
Outro conselho obsoleto é o da escalada linear dentro da organização.
Mudanças de emprego planejadas são vistas como sinal de ambição e adaptabilidade.
Warrell observa que, mesmo em curtos intervalos, essas transições indicam repertório em diferentes contextos organizacionais.
Líderes que diversificam suas experiências ganham repertório e visão estratégica mais ampla.
Embora a proficiência técnica ainda seja valorizada, ela já não basta por si só.
A automação de funções exige que os profissionais desenvolvam competências humanas, as chamadas habilidades sociais.
Por fim, a noção de “levar o seu eu completo para o trabalho” também tem sido reinterpretada.
Se, por um lado, a autenticidade é valorizada, por outro, há limites no ambiente profissional. Warrell exemplifica: “Se uma parte do seu eu completo é ser mal-humorado de manhã, deixe isso em casa.”
A sugestão é levar ao trabalho seu “eu profissional completo” — aquele que entende os códigos sociais do ambiente corporativo e sabe ajustar sua postura conforme o contexto.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isso significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.