Carreira

Não se deprima

Sua saúde

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h32.

Especialistas brasileiros elaboraram um manual de auto-ajuda para o executivo combater a depressão no dia-a-dia sem o uso de remédios:

  • Não estabeleça objetivos difíceis nem que requeiram grande responsabilidade.
  • Divida as tarefas maiores em outras menores e estabeleça prioridades.
  • Não espere demais de si mesmo tão cedo. Isso aumenta a sensação de fracasso.
  • Procure companhia.
  • Participe de atividades que o façam sentir-se melhor.
  • Pratique exercícios. Caminhar de 45 a 60 minutos diários é o ideal.
  • Participe de atividades sociais como ir ao cinema ou jogos de futebol. Até atividades religiosas ajudam.
  • Não se aborreça se seu humor não melhorar logo. Isso leva tempo.
  • Não tome grandes decisões nesse período, como mudar de emprego, divorciar-se, mudar de moradia. É aconselhável adiá-las até que a depressão desapareça.
  • Não espere sair imediatamente da depressão, isso é um processo lento. Não aceite seus pensamentos negativos, eles são parte da depressão e irão desaparecer assim que você começar a ganhar a batalha.

    EXERCÍCIOS Se você tem mais de 50 anos ou pratica exercícios regularmente e sente falta de ar e cansaço, cuidado. Um estudo dos pneumologistas Luiz Eduardo Nery e José Alberto Neder, da Universidade Federal de São Paulo, em colaboração com Brian Whipp, de Glasgow, na Escócia, mostra que esses sintomas podem indicar que o coração ou os pulmões não estão recebendo a quantidade adequada de oxigênio para realizar exercícios. Um jeito simples de precaução é fazer o TECR -- Teste de Exercício Cardiorrespiratório.

    BEIJOS E ABRAÇOS As pessoas que moram sozinhas ou ficam isoladas e não têm contato físico estão de três a cinco vezes mais sujeitas a sofrer de doença coronariana do que as que costumam abraçar, tocar e fazer carinho com freqüência. O estudo foi feito pelo psiquiatra Maurício Lougon e pelo chefe da Unidade Coronariana do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, Marco Antônio Mattos.

    SARS Se as viagens ao sul da China, Hong Kong, Cingapura, Vietnã e Canadá são inevitáveis, a Direção Geral de Saúde do Brasil faz recomendações para evitar a contaminação pela pneumonia atípica asiática, ou Síndrome Respiratória Aguda (Sars), que está de volta: use máscara em locais públicos; restrinja os contatos; evite locais fechados, como bares e elevadores; faça boa higiene pessoal com maior freqüência; e lave as mãos com água quente várias vezes ao dia.

  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Carreira

    3 coisas que você pode aprender com Jeff Bezos sobre como tomar decisões inteligentes

    Coach de CEOs revela truque número 1 para tomar melhorar decisões: 'Requer poucos minutos por dia'

    "O segredo para ter sucesso é ver a profissão como uma missão", afirma Celso Kamura

    “Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ