Falar não no trabalho (Issarawat Tattong/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 19 de novembro de 2021 às 10h00.
Por Rose Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas
Uma das frases que mais ouço na minha vida profissional, como sócia da @companhiadeidiomas e da @verbify_oficial, é:
“Não consigo aprender inglês. Já tentei muitas vezes, comecei e parei minha vida inteira, vou às aulas mas não tenho tempo de estudar.”
Black Friday da EXAME Academy começou mais cedo. Veja cursos e MBAs em oferta.
Como mentora de aprendizagem, tento identificar os porquês, para entender:
O Alex Bretas (@alexbretas11) acabou de lançar um ótimo livro digital que pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre essas questões. Sobre a escola, ele diz:
Temos crenças limitantes sobre aprendizagem, que assimilamos de nossas famílias, amigos, escola e outros ambientes. E agimos de acordo com elas até hoje. Sério.
Vamos ver aqui quatro crenças, tiradas do novo livro do Alex Bretas:
Nós relacionamos, até hoje, o ato de aprender como consequência de ter um professor ou alguém nos ensinando, passando conteúdo. Claro que aprendemos muito assim, mas não só assim. Escola e professor podem encurtar caminhos e acelerar seus resultados - e isso vale não só para o inglês! Mas aprender é consequência do seu engajamento, da sua vontade, atitudes, regularidade de prática. Não depende de ter dinheiro ou de ter professor (e olha que nem deveria escrever isso aqui, porque sou dona da Companhia de Idiomas...hahaha).
A responsabilidade pelo seu aprendizado é apenas sua. Não é muito inteligente ficar esperando aquele lindo dia, quando sua empresa ou seus pais vão pagar um curso incrível, ou uma imersão no exterior, para só então você começar a aprender. Começa sozinho, começa hoje. Um passo por dia, todos os dias, na direção dos seus sonhos - não tem erro. E aos poucos as oportunidades de se aprofundar vão surgindo.
Se você tem um professor e uma escola como parte da sua jornada de aprendizagem do inglês, é hora de analisar. Você se conhece como aprendiz? Está se divertindo enquanto aprende? Consegue incorporar as atividades no seu dia a dia, sem procrastinar? Está estudando só porque vai ter prova? Não se iluda - para aprender algo, você precisa de regularidade diária. Para ter regularidade, você precisa gostar. E gostar é algo individual. Você sabe como você gosta de aprender?
Quantas vezes estudamos, tiramos 10 e… esquecemos todo o conteúdo estudado. Aprendemos? Não. Para aprender algo, temos de encontrar significado do conteúdo em nossas vidas, aplicar esse conteúdo, compartilhá-lo com alguém. Ir bem em uma avaliação não prova seu aprendizado. Pense nisso também!
Quer saber mais?
- Baixe o livro, que é gratuito, e leia inteiro
- Converse comigo sobre o tema, por DM no Instagram (@rosefsouza_). Quero entender o que faz e o que não faz sentido para você.
Sobre Rose Souza (@rosefsouza_)
Fundadora e sócia-diretora da @companhiadeidiomas, @verbify.oficial, e da @suahistoriaporvoce. Empreendedora, professora e mentora de aprendizagem. Graduada em Letras/Tradução/Interpretação pela Unibero, Especialista em Gestão Empresarial, MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA/USP. Foi professora por seis anos na Pós-Graduação ADM da FGV, quando morava em São Paulo. Colunista dos portais Exame.com, Aboutme e Você RH. Mentora voluntária do Projeto Pulsar da Fundação Everis. Quer falar com ela? rose@companhiadeidiomas.com.br ou instagram @rosefsouza_
Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.