Carreira

Não cometa estes 5 erros na festa de fim de ano da firma

Passar do ponto na bebida ou então ser o primeiro a sair da festa à francesa podem pegar mal

Ao participar de uma festa de fim de ano, use a oportunidade para fortalecer seus relacionamentos na empresa (Hacktown/Divulgação)

Ao participar de uma festa de fim de ano, use a oportunidade para fortalecer seus relacionamentos na empresa (Hacktown/Divulgação)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 07h51.

Reta final de 2024 e já temos aberta a temporada das festas de final de ano das empresas. A confraternização da firma é um momento que divide opiniões. Para tentar passar esse período sem sustos ou constrangimentos, Diane Gottsman, especialista em etiqueta, contou ao Business Insider algumas dicas para os funcionários não errarem no momento das comemorações.

1. Não falte à festa

Embora você possa preferir passar seu tempo em outro lugar, Gottsman explicou que participar desses eventos é uma extensão da sua marca profissional.

"Eu chamo de festividades obrigatórias ou diversão obrigatória, porque mostra que você está engajado com sua empresa. É dizer ao seu chefe que você se importa com sua posição na empresa", disse ela.

2. Tenha atenção ao que bebe

Gottsman disse que outra coisa a ser observada é o quanto você bebe, mesmo que todos os outros — incluindo seu chefe — estejam num ritmo acelerado de consumo.
"Este não é o momento de ficar bêbado e perder sua credibilidade, porque você ainda tem que ir trabalhar no outro dia", disse ela à BI.

Por outro lado, não se sinta compelido a beber se não quiser. "Se você não bebe por qualquer motivo, não precisa dar uma desculpa ou um motivo", explicou Gottsman. Se você se sentir mais confortável em beber água ou refrigerante, faça isso.

3. Confirme sua presença com antecedência

Se houver uma confirmação de presença no convite, significa que o anfitrião está contando o número de pessoas para garantir que haja comida e bebidas suficientes para cada convidado, disse Gottsman. É por isso que é importante responder em tempo hábil. Ela também disse que, depois de confirmar sua presença, você assumiu um compromisso do qual não deve recuar.

4. Não seja o primeiro a ir embora

É melhor não sair antes do tempo em uma festa corporativa de fim de ano. Gottsman disse à BI que sair muito cedo pode dar a impressão de que você está ansioso para sair, o que não deixa uma boa impressão. "Se você chegar lá e sair 20 minutos depois, as pessoas vão notar", disse ela.

No entanto, Gottsman também disse que você não deve ficar muito além do tempo previsto. Por exemplo, ela disse que se o evento terminar às 23h, você ficou muito tempo se ainda estiver lá às 23h30 ou 23h45.

Quer curtir mais com os colegas? Marque com eles em outro lugar depois festa.

5. Entrose com os demais

Ao participar de uma festa de fim de ano, use a oportunidade para fortalecer seus relacionamentos na empresa e conhecer novas pessoas. "Você não deve ficar sentado", Gottsman disse à BI. "Você deve se misturar e se misturar, a menos que esteja comendo. Mas se estiver sentado e alguém se aproximar de você, você sempre deve ficar de pé para uma apresentação."

Acompanhe tudo sobre:Festa de fim de ano

Mais de Carreira

Por R$ 37, esse é o ‘primeiro passo’ para ingressar em uma das carreira mais valorizadas do mercado

Essa é uma das razões para o CEO da Apple ser um dos executivos mais bem pagos do mundo

O mercado financeiro nunca foi tão Gen Z — e as fintechs buscam talentos que falem a língua deles

Philip Morris Brasil anuncia programa global de estágio com bolsa-auxílio de R$ 2.000