Carreira

Na Renner, 64% das liderança são internas e o RH diz como é possível

Com apoio da inteligência artificial e treinamentos, a varejista fortalece a mobilidade interna e cria trilhas personalizadas de desenvolvimento para seus 25 mil funcionários

Regina Durante, CHRO da Lojas Renner: “Queremos que as pessoas cresçam com a empresa e vislumbrem novas possibilidades de carreira internamente” (Divulgação/Divulgação)

Regina Durante, CHRO da Lojas Renner: “Queremos que as pessoas cresçam com a empresa e vislumbrem novas possibilidades de carreira internamente” (Divulgação/Divulgação)

Publicado em 23 de outubro de 2025 às 19h30.

Tudo sobrePrêmio EXAME Melhores em Gestão de Pessoas 2025
Saiba mais

Na Renner, 64% das posições de liderança são preenchidas por profissionais da casa - e a tecnologia tem papel central nessa estratégia. O RH passou a usar inteligência artificial para apoiar o desenvolvimento e o crescimento dos 25 mil funcionários que atuam em 600 lojas, centros de distribuição e escritórios.

“As pessoas recebem recomendações personalizadas de acordo com seus planos de desenvolvimento individuais e podem interagir com a IA para receber dicas, programas e até job assignments”, afirma Regina Durante, diretora de Gente, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Lojas Renner.

A aposta na formação interna para gerar novos líderes

A ferramenta está conectada à Universidade Renner, que completou 25 anos neste ano, e ao Hub de Carreira, criado para dar visibilidade às oportunidades internas. Além das posições de liderança, o resultado também aparece na retenção de talentos, que atingiu 96% nos últimos 12 meses.

“Queremos que as pessoas cresçam com a empresa e vislumbrem novas possibilidades de carreira internamente”, afirma Durante. O acompanhamento dos profissionais mapeados como talentos é feito individualmente pelo RH, que constrói planos de carreira estratégicos e personalizados. “Trabalhamos para acelerar o nível de prontidão desses talentos e prepará-los para ocupar cadeiras cada vez mais estratégicas.”

Além das trilhas de aprendizado para desenvolvimento técnico e comportamental, a Universidade Renner também funciona de forma colaborativa: funcionários podem ser conteudistas e até fornecedores têm acesso aos cursos.

Uma cultura de 'encantamento'

A cultura de aprendizado contínuo também se conecta à filosofia da “cultura do encantamento”, que orienta o comportamento de líderes e equipes. “Somos um time coletivo, um não trabalha sem o outro”, diz Durante.

Para a executiva, a mobilidade interna vai além da movimentação de cargos, é um meio de reforçar propósito, engajamento e pertencimento.

“Quando o funcionário enxerga que há espaço para crescer, ele se sente valorizado. E isso reflete diretamente na performance e na cultura da companhia.”

Com esses benefícios, a Lojas Renner foi destaque entre as três empresas que mais ponturam no Prêmio EXAME Melhores em Gestão de Pessoas 2025, na categoria acima de 20.000 funcionários.

Acompanhe tudo sobre:Prêmio EXAME Melhores em Gestão de Pessoas 2025RennerMobilidadeMundo RH

Mais de Carreira

Na Daiichi Sankyo, crescimento sem perder o DNA de acolhimento

Como a Yduqs usa IA e cultura de cuidado para transformar a educação

Após três fusões, Agger mostra como o RH pode sustentar a cultura em tempos de M&A

Kemin paga bônus a funcionários por indicações para reduzir turnover