Carreira

Na Ipiranga, 30% dos funcionários têm até 26 anos de idade

Expansão da empresa para outras áreas do país gera oportunidades para jovens

Ipiranga (GERMANO LUDERS)

Ipiranga (GERMANO LUDERS)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2013 às 10h03.

Rio de Janeiro (RJ) - Os funcionários da Ipiranga têm comemorado o momento econômico positivo e um novo contexto de investimento. É que, em 2009, quando adquiriu o negócio de distribuição de combustíveis da Texaco no Brasil, seguido pela compra da DNP Distribuidora, a companhia reforçou a estratégia de expansão para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

"A empresa não está parada. Está abrindo novas frentes, e tudo isso é muito interessante e motivador", diz um jovem. Em um local onde três ou quatro gerações trabalham juntas — 30% do quadro da empresa tem, em média, até 26 anos de idade, e 30% dos empregados têm mais de 30 anos de casa —, o ambiente é propício para a troca de experiências e conhecimentos.

"Para a nossa geração, receber feedback é muito importante. Aqui, isso acontece de várias formas, vindo de várias pessoas, tanto formalmente quanto informalmente", garante um trainee.

Segundo os mais novos, os gestores também estão preparados para lidar com suas ansiedades em relação à promoção e ao crescimento na empresa. "O meu gerente já conversou comigo para mostrar que nem tudo na carreira é promoção. Preciso olhar para os lados e passar por várias áreas da empresa, para ter uma base para crescer", completa outra jovem.

Uma das estratégias da Ipiranga para mostrar aos novos a importância de conhecer bem todas as áreas da empresa é o programa Cobertura de Férias. Por meio dele, profissionais trocam de cadeira — e, muitas vezes, de cidade — para cobrir o período de descanso de outro colega.

Dessa forma, eles aprendem mais sobre o que já fazem, conhecem outra realidade e podem ser testados para uma possível promoção. Os jovens da Ipiranga têm horário flexível, auxílio-faculdade com bolsa mínima de 50%, plano de remuneração variável e previdência privada, entre outros benefícios.

Ponto(s) positivo(s) Ponto(s) negativo(s)
Ambiente propício ao desenvolvimento dos jovens, que são tratados sem preconceito por causa de sua idade e recebem treinamentos para se desenvolver e crescer na carreira. Alguns processos poderiam ser mais bem documentados, de forma a servir de instrumento e facilitar a chegada de novos profissionais à empresa, além de deixar a comunicação transparente.
Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemComércioEdição 180EmpresasEmpresas brasileirasIpirangaMelhores Empresas para Começar a CarreiraMercado de trabalhoUltrapar

Mais de Carreira

Por R$ 37, esse é o ‘primeiro passo’ para ingressar em uma das carreira mais valorizadas do mercado

Essa é uma das razões para o CEO da Apple ser um dos executivos mais bem pagos do mundo

O mercado financeiro nunca foi tão Gen Z — e as fintechs buscam talentos que falem a língua deles

Philip Morris Brasil anuncia programa global de estágio com bolsa-auxílio de R$ 2.000