Carreira

Mulheres brasileiras ganham 30% menos do que os homens

Esses e outros dados sobre o papel da mulher no mercado de trabalho fazem parte de um novo estudo sobre a mulher brasileira, que será lançado nesta sexta-feira (3/3)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h30.

As mulheres continuam recebendo salários mais baixo do que os homens, mas essa diferença vem caindo nos últimos anos. Um estudo desenvolvido pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) mostra que as brasileiras ganham, em média, 30% menos do que seus colegas do sexo masculino. Nos anos 90, essa diferença era de 50%.

Esse é um dos dados do livro "O Progresso das Mulheres no Brasil", que será lançado nesta sexta-feira (3/3), em São Paulo. Trata-se de uma análise de diversas pesquisas que retratam a trajetória feminina entre 1992 e 2002.

"Embora tenha havido uma evolução importante, a disparidade mostra que as mulheres enfrentam dificuldades para vencer os obstáculos no mercado", avalia uma das coordenadoras do projeto, Júnia Puglia, em entrevista à Rádio Nacional AM . "Houve mudança significativa da faixa etária e da condição financeira dessas mulheres que estão no mercado, com necessidade maior de se conciliar os diferentes papéis."

O livro da Unifem vai ser distribuído principalmente entre pesquisadores, universidades e formuladores de política pública. Para ampliar o acesso à publicação, foi criada também uma página exclusiva na Internet (www.mulheresnobrasil.org.br) com o conteúdo, além de análises, artigos e tabelas sobre a pesquisa.

(Com informações da Agência Brasil)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

O que é o teste MBTI e como usá-lo para descobrir sua personalidade

7 passos que os palestrantes do TED Talks usam para falar bem em público

Como usar Ethos, Pathos e Logos para montar um discurso mais persuasivo

Além do TI: falta de talentos especializados deixa vagas abertas em setor que paga até R$ 96 mil