(Getty Images/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 8 de agosto de 2023 às 10h00.
A crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade impulsionou a busca por soluções mais sustentáveis nos negócios e trouxe protagonismo para modelos econômicos que priorizam a preservação do meio ambiente o desenvolvimento a longo prazo. O resultado foi um aumento exponencial no número dos chamados “empregos verdes” em todo o mundo.
Somente nos Estados Unidos, a quantidade de empregos em energias renováveis e meio ambiente saltou impressionantes 237% nos últimos cinco anos, ante o aumento de apenas 19% nos empregos em petróleo e gás (energias não renováveis), de acordo com dados do Linkedin.
“Nós estamos experimentando um momento sem precedentes na história, onde estamos reimaginando o futuro do trabalho. Enfrentamos uma necessidade urgente de fazer a transição de nossa sociedade para uma economia verde capaz de enfrentar a ameaça da mudança climática. Precisamos ampliar as habilidades que impulsionam esses empregos e formar um plano de ação”, alerta o relatório Global Green Skills, elaborado pela empresa.
E o Brasil, com sua rica biodiversidade e vastos recursos naturais, está muito bem posicionado para liderar esse movimento.
Detentor de uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o Brasil tem se destacado como um promissor polo de produção e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a economia verde.
O país já responde por 10% dos empregos verdes em todo o mundo e, de acordo com as projeções mais recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), deve gerar 7,1 milhões de novos empregos no setor até 2030. O número representa mais da metade do total de vagas que devem surgir na América Latina no mesmo período.
Dados da consultoria McKinsey também mostram que apenas as frentes de energia limpa e mercado de carbono podem movimentar mais de 125 bilhões de dólares no país nos próximos anos.
Isso significa que a busca por profissionais brasileiros com as chamadas habilidades verdes deve crescer cada vez mais. Mas não quer dizer que apenas as carreiras tradicionalmente verdes (como Especialista de Sustentabilidade e Gerente de ESG, por exemplo) serão beneficiadas.
“Nem todos os empregos precisarão ser exclusivamente verdes – não é apenas sobre construir painéis solares. É sobre o fabricante de moda sustentável, o gestor de logística, o gerente de vendas...” diz um trecho do Linkedin Global Green Skills Report 2022 – que também
É nesse contexto que a EXAME apresenta a série especial Carreira na Economia Verde. Um treinamento virtual e gratuito que promete revelar tudo o que você precisa saber para construir uma carreira alinhada às novas necessidades do mercado, independentemente da sua área de atuação, e se tornar um dos profissionais mais completos e disputados pelas empresas atualmente.
As aulas irão ao ar entre os dias 21 e 29 de agosto. Inscreva-se aqui para garantir a sua vaga e acompanhar a série gratuitamente.
Inscreva-se aqui para garantir a sua vaga e acompanhar a série gratuitamente