Carreira

Mal-humorado ou mau humor, aprenda a usar o hífen

Diogo Arrais, professor de língua portuguesa do Damásio Educacional, explica a diferença entre as formas mal-humorado e mau humor e ensina como usar o hífen

Homem estressado (sxc.hu)

Homem estressado (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 11h14.

* Respondido por Diogo Arrais, professor de língua portuguesa do Damásio Educacional

O humor de um jogador de futebol revela muito. É capaz de reverter o humor de sua equipe inteira. O mau humor então... é capaz de gerar expulsão, desestabilizar defesa, ataque, técnico, diretoria.

Com placar desfavorável, já é possível ver o time mal-humorado. Por parte do outro time, o adversário, entretanto, são outros humores: o riso largo, do Ronaldo; o passe certeiro do Réver. Como disseram aos repórteres: “Com bom humor, fica mais fácil!”

O técnico dos bem-humorados, “lelé da Cuca” por alegria, elogia sua equipe. Ratifica que atitudes alegres - novamente bem-humoradas - garantem qualquer vitória.

Piiiiiiii! Apita o árbitro! Convoca-se, a partir de agora, a “capitã” Grafia Oficial da nossa Língua Portuguesa para uma coletiva, sobre os termos determinantes da partida.

Não é novidade que a palavra MAU é oposta à palavra BOM. Como o time derrotado jogou com “mau humor”, o vitorioso jogou com “bom humor”.

Sabe-se, também, que BEM opõe-se a MAL. Vejamos novamente a cena: o zagueiro Lúcio, “mal-humorado”, nada lúcido ficou com a expulsão; o artilheiro, com senso de oportunidade, “bem-humorado”, garantiu o belo gol.

As formações vocabulares com MAL- exigem hífen caso a palavra principal inicie-se por –vogal, -h, -l: mal-estar, mal-empregado, mal-humorado, mal-limpo.

Já as formações com BEM- exigem hífen caso a palavra principal inicie-se por –vogal, -h, -m e casos consolidados à parte: bem-estar, bem-humorado, bem-mandado, bem-vindo.

Bem, amigos! Ao final da coletiva, exaltando a vitória de sua equipe, surge a confirmação, no vestiário: 
- Com time “bem-humorado”, surgem os gols necessários. Nada vence o “bom humor”! Com time “mal-humorado”, vêm as expulsões. A derrota está na vida com “mau humor”.

Todos gritam:
- Viva o “bom humor”!

 

Diogo Arrais (@diogoarrais) é professor de língua portuguesa do Damásio Educacional e autor gramatical pela Editora Saraiva
Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsGramática

Mais de Carreira

Por que a OpenAI está comprando empresa do designer da Apple por US$ 6,5 bilhões

Para sobressair no meio digital, aposte nestes quatro formatos de conteúdo

Quanto ganha um profissional de marketing? Veja lista com os cargos mais bem pagos do ano

10 profissões para quem gosta de vendas e negociação