Maior parte dos profissionais acha que o chefe não tem condições de comandar a equipe (Arquivo)
Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2011 às 12h46.
São Paulo - Reclamações sobre o chefe são mais comuns do que se imagina e cerca de 55% dos funcionários questionam a capacidade de gestão do superior. É o que mostra pesquisa conduzida pelo Chartered Management Institute com mais de 2 mil profissionais no Reino Unido.
O estudo revela que os entrevistados não acham que os respectivos superiores possuem habilidade e confiança para efetivamente realizar o trabalho a que eram destinados. O preocupante é que 74%¨desses profissionais afirmaram ser obrigados a tomar decisões que não se julgam aptos a decidir por causa da incompetência do chefe.
Levar as preocupações ou reclamações para o chefe? Nem pensar. Cerca de 43% disse não ter coragem para confrontar ou apresentar os problemas ao superior.
O chefe é culpado não somente por insucessos no ambiente de trabalho, mas também pelo prejuízo à saúde dos funcionários, de acordo com um entre dez dos entrevistados.
Segundo a pesquisa, o resultado pode apontar para uma reação criada após a crise financeira. “Pode ser que a recessão tenha gerado uma ‘cultura de culpa’, em que os chefes estão temerosos em tomar decisões e assumir responsabilidades”, diz em nota Ruth Spellman, diretora responsável pelo estudo.
Para Ruth, é o receio em pedir ajuda que faz com que os chefes sejam vistos como incompetentes. “Os chefes devem demonstrar que estão seguros e possuem habilidade para tomar decisões sábidas, algumas vezes corajosas, para que, assim, possam envolver a equipe e incentivá-la a ter êxito", aconselha.