Carreira

Sabe a receita do sucesso profissional de Carolina Ferraz?

Aos 44 anos, a atriz e empresária Carolina Ferraz irradia energia, confiança e autoestima. O resultado? sucesso na carreira e na vida pessoal

A atriz e empresária Carolina Ferraz: sucesso na carreira e na vida pessoal (Robert Schwenck/EXAME.com)

A atriz e empresária Carolina Ferraz: sucesso na carreira e na vida pessoal (Robert Schwenck/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - O começo da carreira é muito difícil. A gente é muito nova para entender os meandros da profissão. O tempo traz maturidade e serenidade para resolver questões que antes pareciam intransponíveis. 

Eu me considero privilegiada por fazer o que gosto, mas, como em toda carreira, não há mistério para o sucesso e a realização. É preciso trabalhar duro.

Ter filhos exige muito sacrifício. Não é fácil conciliar as funções de mãe e profissional [Carolina é mãe de Valentina, 17 anos], mas não é impossível. Apesar das dificuldades, não troco essa experiência por nada no mundo. 

Sou muito prática. Prefiro não me maquiar para facilitar a vida, gosto de figurino simples e quando entro no estúdio é para resolver a cena. Meu ambiente de trabalho é tumultuado, então mantenho a concentração e tento resolver os problemas. 

Tudo pode melhorar sempre. A qualidade da atuação, o tempo que dedicamos às cenas, tudo pode ficar melhor. Não me acomodo com o que conquistei. 

Não sou de dar piti, mas se tem uma coisa que me tira do sério é quando não consigo fazer minhas refeições direito. E, acredite, tenho muito apetite (risos). 

A beleza pode atrapalhar muito mais do que alavancar uma carreira. E mulher bonita não é sinônimo de competência. Muitas vezes é antipática e por aí vai... 

Eu não me considero essa elegância toda. Acho que existe uma elegância nas nossas atitudes e na maneira de viver, e talvez confundam isso com roupas — porque, na boa, tem gente muito mais elegante que eu por aí!

Encaro exercícios como um mal necessário porque é preciso cuidar do corpo e da saúde, não é mesmo?

Foi um prazer participar de Avenida Brasil. Todo trabalho deveria ser assim, agradável e divertido. Brincávamos que deveríamos pagar para trabalhar.

Empresária

“Sou a ‘mulher projeto’ e tenho sempre 325 ideias para realizar. No começo do ano eu e a empresária Carolina Augusta investimos 200 000 reais para pôr no ar o site Carolina Augusta (www.carolinaaugusta.com.br), de estilo de vida e decoração. Pretendemos em breve lançar a loja virtual com produtos para casa.” 

Produtora

“Acho fascinante o outro lado da história. Já atuei e produzi ao mesmo tempo diversos trabalhos, como a série Mulher Invisível, no canal GNT, o filme Mater Dei, as peças O Rim e Amores, Perdas e os Meus Vestidos. Mas, quanto mais aprendo, mais percebo que existe um universo enorme à minha frente!”

Escritora

“Sempre tive raiva desses livros de culinária que deixam as donas de casa frustradas ao ver que o resultado não tem nada a ver com a receita e a foto do livro. Há três anos resolvi compilar todas as minhas receitas e lancei em 2010 o livro Na Cozinha com Carolina, pela editora Jaboticaba. Eu sempre gostei de cozinhar e esse é um projeto muito pessoal. Todos os pratos fotografados foram feitos e testados por mim. Isso deu um trabalhão, mas foi bem prazeroso ver o resultado.” 

Acompanhe tudo sobre:Atores e atrizescarreira-e-salariosEdição 174EmpresáriosSucesso

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados