Papa Francisco (Remo Casilli/Reuters)
Redatora
Publicado em 7 de maio de 2025 às 16h15.
Última atualização em 7 de maio de 2025 às 16h20.
O papel do Papa surpreendentemente combina as funções de CEO e CMO nos negócios. Como diretor executivo, ele define políticas; como diretor de marketing — o responsável pelas áreas de marketing e comunicação —, desenvolve estratégias e planos para executá-las.
O Papa Francisco compreendeu e integrou plenamente ambos os papéis em seu papado. Ele o fez em um nível que transcendeu a liderança anterior e o estilo de gestão de qualquer papa moderno.
Desde o primeiro dia de seu mandato, em 2013, o Papa Francisco entendeu que o crescimento não estava mais nos redutos tradicionais da Igreja.
Francisco soube que, para permanecer relevante, a Igreja precisava encontrar seu público onde ele está: onde vive, o que acredita, como se sente. Ele aplicou princípios clássicos de expansão global — localizou a liderança, adaptou a oferta de produtos e evoluiu a mensagem.
O Papa Francisco também dominou a comunicação moderna. Sua presença no Instagram, palestra no TED e participação em mídias o tornaram o papa mais conectado da história.
Até o processo sinodal — série de consultas globais para repensar a governança da Igreja — pode ser visto como uma pesquisa de mercado em larga escala, ouvindo públicos diversos e marginalizados.
O sucesso de Francisco em unir estratégia e marketing é uma lição essencial de liderança. Mesmo que CEOs não sejam marqueteiros sofisticados, precisam incorporar as qualidades de profissionais de marketing de classe mundial.
Hoje, um líder que ignora mudanças no público, nos canais e na mensagem da marca, simplesmente não pode liderar.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.