Carreira

Jovens se sentem valorizados na Coca-cola Guararapes

Prioridades nas vagas internas e programas de meritocracia criam ambiente propício para o desenvolvimento profissional

Fábrica da Coca-Cola (Shamukov Ruslan/LatinStock/Reprodução)

Fábrica da Coca-Cola (Shamukov Ruslan/LatinStock/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 18h14.

Jaboatão dos Guararapes (CE) - Os jovens falam com orgulho da empresa. "Eu tinha um sonho de trabalhar aqui. A marca Coca-Cola é admirada em todos os lugares e abre portas", conta um deles. Isso porque a companhia responde diretamente à The Coca-Cola Company com a produção e a distribuição de 25 tipos de bebida do portfólio de refrigerantes Coca-Cola e da cervejaria Femsa para os estados de Pernambuco e Paraíba.

Quem trabalha na sede da empresa se sente valorizado e com possibilidades de crescimento. As vagas disponíveis são comunicadas, primeiro, internamente para que os funcionários possam candidatar-se. Com o Programa de Meritocracia, os jovens ganham pontos de acordo com o desempenho positivo, que é levado em conta na hora de receber promoções.

No entanto, entre os empregados das filiais e da fábrica, não há tantos elogios quando o assunto é promoção. Mas eles acreditam que isso vá melhorar, já que o programa foi implantado nas indústrias há menos de um ano. A empresa criou o programa Trilha de Carreira, que deixa claras as possibilidades de crescimento profissional.

Dessa forma, é possível desenvolver o que é necessário para fazer as movimentações horizontais e verticais de acordo com os objetivos de cada um. A Coca-Cola Guararapes também valoriza as ideias. O programa Banco de Ideia Guararapes foi criado para dar ouvidos a opiniões e sugestões dos funcionários.

Em 2012, 264 ideias foram registradas, das quais 110 foram implantadas, um crescimento de 424%. A Coca-Cola Guararapes também criou há dois anos o controle de jornada e os transit points, lugares mais próximos às áreas de atuação dos vendedores para que eles levem menos tempo no trânsito para voltar para casa. 

Ponto(s) positivo(s) Ponto(s) negativo(s)
A Trilha de Carreira é realizada de acordo com a avaliação de desempenho, que permite que o funcionário ganhe bolsas de até 70% em cursos profissionalizante,
técnico e superior.
Os jovens de fora da matriz reclamam de menos possibilidades de crescimento e promoção. Eles também gostariam que a empresa ampliasse a rede de parcerias com universidades e cursos para facilitar a formação. 
Acompanhe tudo sobre:Melhores Empresas para Começar a CarreiraCarreira jovemMercado de trabalhoEdição 180

Mais de Carreira

Oito frases que pessoas com alta inteligência emocional nunca deixam de dizer

Microsoft anuncia plano audacioso para criar sistemas de IA com capacidades superiores às humanas

Monopólio na publicidade? Como Meta, Google e Amazon estão dominando esse mercado

Quando manter um funcionário brilhante custa mais do que vale: o perigo do talento tóxico