Carreira

Jensen Huang revela 6 startups de IA que moldam o futuro do trabalho

CEO da Nvidia defende que empresas terão milhões de assistentes de IA operando lado a lado com os profissionais. E esse futuro já chegou dentro da própria companhia

Jensen Huang, CEO da Nvidia (Chip Somodevilla/Getty Images)

Jensen Huang, CEO da Nvidia (Chip Somodevilla/Getty Images)

Publicado em 7 de novembro de 2025 às 08h36.

Jensen Huang, CEO Nvidia afirmou que toda a força de engenharia de software e design de chips da Nvidia utiliza ativamente uma ferramenta de IA chamada Cursor, voltada para aumentar a produtividade dos profissionais. As informações foram retiradas do Business Insider.

Segundo Huang, empresas do futuro terão "uma combinação de humanos e humanos digitais", operando juntos para entregar mais e melhor.

“Nós agora temos IAs para todos os nossos engenheiros. Os ganhos de produtividade, o trabalho que fazemos, são muito melhores”, afirmou.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta sua vaga

Conheça as 6 startups citadas por Jensen Huang

Huang destacou seis startups que, segundo ele, já fazem parte da transformação do mercado de trabalho nas empresas.

  • OpenAI – criadora de modelos de linguagem como o ChatGPT

  • Harvey – plataforma de IA aplicada ao setor jurídico

  • OpenEvidence – ferramenta voltada à área de saúde

  • Cursor – assistente de codificação desenvolvido pela Anysphere

  • Replit – ambiente colaborativo de programação com IA

  • Lovable – tecnologia de “vibe coding” para tornar o processo criativo mais intuitivo

A aposta da Nvidia nesse ecossistema não é só simbólica. Em setembro, a empresa anunciou um investimento de até US$ 100 bilhões em infraestrutura para a OpenAI, que será operada com chips e data centers fornecidos pela própria Nvidia.

A adoção em massa do Cursor dentro da Nvidia mostra como a IA já não é mais um experimento isolado, mas parte integrante do dia a dia das equipes.

De acordo com o executivo, os agentes de IA têm o poder de dividir tarefas complexas em etapas menores, otimizando tempo e aumentando a assertividade, seja no desenvolvimento de código, em análises legais ou mesmo no setor de saúde.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado aqui

Profissionais que aprendem a usar IA saem na frente

Ao defender que a Nvidia tenha um dia 50 mil colaboradores humanos e 100 milhões de assistentes de IA distribuídos por toda a companhia, Huang lança um alerta silencioso ao mercado: não haverá futuro sem integração com inteligência artificial.

Essa nova configuração exige profissionais preparados para gerenciar, colaborar e construir ao lado das máquinas inteligentes. Como reforçou Hemant Taneja, CEO da General Catalyst, em entrevista recente:

“Alguns humanos vão gerenciar agentes de IA. Alguns agentes de IA vão gerenciar humanos. Imagine como os organogramas terão que mudar.”

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo