Carreira

Japão abre seleção de bolsas de estudo para brasileiros

Não é preciso já saber falar japonês e as oportunidades são para bolsas de pesquisa com possibilidade de extensão para mestrado e doutorado

Portal xintoísta em Miyajima no Japão: país está selecionando brasileiros para oferecer bolsas de estudo (Thinkstock)

Portal xintoísta em Miyajima no Japão: país está selecionando brasileiros para oferecer bolsas de estudo (Thinkstock)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 12 de maio de 2015 às 15h14.

São Paulo – Estudantes brasileiros de até 34 anos que querem complementar a formação acadêmica no Japão são o público alvo de uma seleção de bolsas de estudo promovida pelo governo japonês. Não é preciso já saber falar japonês, mas inglês fluente é requisito e o interesse em aprender sobre a língua e a cultura japonesas também.  No entanto, vale destacar que se a área de estudos do candidato requer bibliografia em língua japonesa, será necessário já ter conhecimento da língua japonesa.

As oportunidades são para pesquisa em diversas áreas do conhecimento em universidades japonesas, sendo possível prorrogar a bolsa para mestrado e/ou doutorado, segundo o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), responsável pela seleção. Bolsistas que não têm domínio de japonês farão curso básico de japonês durante os 6 primeiros meses.

Aprovados receberão bolsa de 143 mil ienes por mês (por volta de 3,6 mil reais) durante o primeiro ano e serão isentos de taxas escolares. Passagens de ida e volta também serão custeadas pelo programa que pode ter duração de 1 ano e 6 meses ou de 2 anos.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no consulado do Japão em São Paulo - para que é dos dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro. Candidatos de outros locais devem consultar a jurisdição consular no site do consulado. O prazo vai até o dia 29 de maio ou  até o dia 26 de maio se a inscrição for feita pelo correio.

Em junho, estão previstos os testes de proficiência nos idiomas inglês e japonês. Os candidatos não falantes do japonês têm a opção de submeter apenas a maior nota entre os dois exames.

Aprovados nos testes de idioma e análise do projeto de pesquisa serão chamados para entrevistas no mês de julho. O formulário de inscrição e a relação de documentos necessários aos candidatos estão no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que também traz mais informações sobre os requisitos para a participação.

* Atualizada às 15h15

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBolsas de estudoCarreira jovemCursos no exteriorJapãoPaíses ricos

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados