Carreira

Invista na sua saúde em 2010

Apenas 40% dos associados da Golden Cross praticam esporte

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2013 às 11h12.

São Paulo - O estilo de vida saudável aumenta a expectativa de vida, retarda a incapacidade crônica, reduz a morbidade grave e eleva a motivação no trabalho.</p>

Mesmo diante de todos esses benefícios, ainda há muitos profissionais que adiam cuidados com o corpo e com a mente em função da agenda de trabalho atribulada. Na verdade, para quem trabalha na área de saúde, o panorama encontrado no mercado de trabalho ainda é desafiador. 

Pesquisa da Golden Cross com seus clientes corporativos mostra que 80% dos funcionários admitem não seguir hábitos alimentares saudáveis e apenas 40% garantem praticar alguma atividade física. A pesquisa do perfil saúde foi realizada com cerca de 13.000 funcionários, uma amostra dentre os empregados de 26 empresas clientes, de diferentes áreas de atuação, em 2008 e 2009.

Mais da metade das mulheres com mais de 50 anos sondadas pela pesquisa afirmaram estar há, pelo menos, dois anos sem fazer o exame de mamografia. Fizemos um alerta em 2009 a essas 108.000 profissionais de todo o país que têm plano de saúde e acesso à cobertura e não a utilizam, na maioria das vezes, por "falta de tempo".

As empresas estão intensificando o investimento em programas de prevenção de doenças e promoção da saúde dos funcionários. Algumas corporações chegam a bonificar financeiramente funcionários que atingem metas de redução de peso ou deixam o tabagismo.

Quando estamos em atividade, o cérebro libera endorfinas, que melhoram a circulação (estímulo) cerebral. Desta forma, aumentamos a capacidade de avaliar situações sem estresse e ansiedade em excesso, com auto-estima e raciocínio elevados.

O profissional saudável é mais produtivo. Cabe a você atentar para a importância de ter um estilo de vida mais equilibrado. Quanto às empresas, é preciso traçar o perfil epidemiológico dos trabalhadores, implantar programas de prevenção e de acompanhamento de doentes crônicos, mostrando aos funcionários que a boa saúde deriva cada vez mais de um estilo de vida saudável do que do tratamento de doenças. Este é o caminho.

João Carlos Regado, presidente da Golden Cross

Acompanhe tudo sobre:Edição 139[]

Mais de Carreira

Não basta oferecer desenvolvimento - é necessário ter um ambiente favorável ao aprendizado

Juniorização dos cargos? Como empresas podem equilibrar custo e desenvolvimento de talentos

EXAME libera 2 mil vagas para treinamento sobre finanças com desconto e certificado

Por que homens e mulheres reagem de forma diferente ao assédio no trabalho?