Carreira

Investimento além dos bancos

Qual sua próxima desculpa para não enriquecer?

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2013 às 15h00.

São Paulo - Uma leitora de meus livros no Paraguai pediu minha opinião sobre a falta de opções de investimento em seu país. Carla buscava o supostamente miraculoso efeito dos juros compostos, ou juros sobre juros, que todo livro de finanças pessoais demonstra ser possível alcançar. Para quem poupa aos poucos, o caminho dos ganhos compostos é o único além das loterias para realizar o sonho do primeiro milhão.

A aflição da Carla se resume ao fato de que a rentabilidade oferecida pelos investimentos dos bancos paraguaios é pífia. A taxa obtida por ela para aplicações à vista simples (equivalentes às nossas aplicações automáticas) é de 0,05% ao ano, porém a tarifa de manutenção da conta é de 0,24% ao ano. Manter dinheiro em banco no Paraguai significa ver seu saldo diminuir sem que ocorram saques. Não vale a pena. 

Mas o que temos nós com o investimento no Paraguai? Nada, já que aqui temos inúmeras possibilidades de multiplicar nosso dinheiro, todas com rentabilidade generosa. Porém, a resposta que dei à Carla vale para qualquer lugar do mundo, mesmo onde as possibilidades de investimento são fartas, como no caso do Brasil. Não é só nos bancos que encontramos oportunidades de lucros. 

Revendedoras de cosméticos costumam lucrar entre 20% e 30% em cada venda, sem precisar sequer investir. Quem compra um apartamento na planta para venda nas chaves pode esperar lucro entre 20% e 80%, dependendo do padrão. Em qualquer um desses investimentos, se você reinvestir toda a receita de venda, ganhará mais ainda ao se desfazer mais uma vez de seu investimento.

Juros compostos nada mais são do que a acumulação de lucros, para que a base geradora de ganhos do investimento seja cada vez maior. É por isso que algumas vendedoras de cosméticos andam com pequenas vitrines.

Minha leitora paraguaia ignorou o fato de que juros compostos podem ser obtidos em qualquer situação de ganho, desde que saibamos o que fazer com os lucros. Isso é verdade em qualquer lugar do mundo. Qual sua próxima desculpa para não enriquecer?

Gustavo Cerbasi é consultor financeiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

Acompanhe tudo sobre:Edição 142[]

Mais de Carreira

Como responder "Como você lida com tarefas fora da sua zona de conforto?" na entrevista de emprego

Essas profissões do mercado financeiro vão bombar em 2025, diz estudo; salários chegam a R$ 86 mil

5 dicas para melhorar a comunicação em equipes remotas

3 coisas que você pode aprender com Jeff Bezos sobre como tomar decisões inteligentes