Carreira

Inscrições para concurso de diplomata começam dia 24

Instituto Rio Branco abre 26 oportunidades, remuneração é de R$ 12.962,12

Palácio do Itamaraty, em Brasília: primeira fase do concurso do Instituto Rio Branco acontece em 10 de abril (Wikimedia Commons)

Palácio do Itamaraty, em Brasília: primeira fase do concurso do Instituto Rio Branco acontece em 10 de abril (Wikimedia Commons)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 15h54.

São Paulo – Conforme EXAME.com adiantou em dezembro, o Instituto Rio Branco acaba de publicar o edital do concurso público para a carreira de diplomata. As inscrições começam na próxima segunda-feira 24 de janeiro.

Ao todo, são 26 oportunidades com remuneração inicial de 12.962,12 reais.

O processo de seleção contará com quatro fases. A primeira, que deve acontecer em 10 de abril, será composta por provas objetivas de Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e de Direito e Direito Internacional Público. Os gabaritos serão divulgados em 12 de abril.

Em 8 de maio acontece a segunda fase do concurso. Nessa data, os candidatos farão uma prova escrita de português composta por redação e dois exercícios de interpretação de texto.

Já as provas da terceira etapa do processo de seleção do Instituto Rio Branco devem acontecer em seis datas distintas: 25 e 26 de junho, 2, 3, 9 e 10 de julho. Nesses dias, os candidatos farão, respectivamente, exames escritos de História do Brasil, Inglês, Geografia, Política Internacional, Noções de Direito e Direito Internacional Público, além de uma prova de Noções de Economia.

Em 10 de julho, no período da tarde, acontecem as provas escritas de Espanhol e Francês.

O resultado final do concurso será divulgado em 23 de agosto.

As inscrições devem ser feitas de 24 de janeiro a 22 de fevereiro pela página do concurso do Instituto Rio Branco no site da CESPE/UNB. A taxa é de 150 reais. Confira a íntegra do edital do concurso para a carreira de diplomata.

Acompanhe tudo sobre:ConcursosConcursos públicosDiplomaciavagas-de-emprego

Mais de Carreira

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'