Carreira

Ibmec e Exame liberam gratuitamente minicurso de ESG por 8 dias; últimas vagas estão disponíveis

Conteúdo ficará aberto até dia 18 e é focado na capacitação de novos especialistas no tema

Profissional de ESG: demanda por especialistas no tema é cada vez maior no meio corporativo (Getty Images/Getty Images)

Profissional de ESG: demanda por especialistas no tema é cada vez maior no meio corporativo (Getty Images/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de abril de 2023 às 10h40.

Última atualização em 29 de junho de 2023 às 17h05.

O Ibmec e a EXAME estão com um minicurso sobre ESG liberado gratuitamente até o dia 18 de julho. As duas instituições disponibilizaram 500 vagas gratuitas para acessar o conteúdo desde abril, e algumas poucas vagas ainda estão disponíveis. Para ter acesso ao curso basta se cadastrar nesta página oficial

As aulas são indicadas para aqueles que querem entender melhor o que é o ESG, o crescimento do setor e quais são as principais formas de atuação na área. As instituições decidiram liberar o conteúdo para ajudar a preparar profissionais para a alta demanda das empresas por especialistas em ESG.

Desde que o tema ganhou força na agenda corporativa, as companhias têm buscado pessoas preparadas para ajudar na estratégia e aplicação dos princípios ESG aos negócios, mas não encontram.

A defasagem foi confirmada pela Robert Half em seu relatório global. Segundo a consultoria, o profissional preparado para lidar com as questões ESG é cada dia mais procurado e valorizado, mas faltam pessoas especialistas no tema.  

O levantamento também aponta que a alta demanda e baixa oferta de profissionais fez com que os salários atingissem um patamar entre R$ 6 mil a  R$ 35 mil, a depender do nível de qualificação profissional e da empresa. 

Última oportunidade: acesse o minicurso de ESG e entenda como entrar na área.

Salários em ESG

Salários em ESG (Guia Salarial 2023 Robert Half/Reprodução)

Crescimento do ESG nas empresas

A crescente busca pelo profissional é explicada pelo avanço da agenda ESG no meio corporativo. Segundo um levantamento da Aberje, 95% das companhias brasileiras já têm o ESG como prioridade. Outro estudo feito pelo Pacto Global da ONU em parceria com o Stilingue e a Falconi apontou que mais de 78% das companhias respondentes já colocam o tema em suas estratégias de negócio e 59% o incluem no orçamento. 

Enquanto isso, 45% dos executivos que participaram de uma pesquisa do Google sobre o tema, falaram que não têm acesso ao talento ideal para auxiliá-los na implementação do ESG ao negócio. Por isso, a corrida por especializações na área está em curso. 

 INSCRIÇÃO MINICURSO ESG EXAME

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeMeio ambienteDicas de carreiraIbmec

Mais de Carreira

Klabin abre 50 vagas para estagiários de diferentes regiões do Brasil

Agulha no palheiro? Este é o líder que toda empresa procura, mas poucos estão prontos para o desafio

Como usar a técnica de repetição espaçada para aprender novas línguas

Quer ser influente no trabalho? Saiba como fazer as perguntas certas, segundo especialista