Scott Boatwright, CEO da Chipotle Mexican Grill (Fonte: LinkedIn | Reprodução)
Redatora
Publicado em 5 de agosto de 2025 às 11h43.
A rede americana Chipotle Mexican Grill implementou, em 2024, uma plataforma de recrutamento baseada em inteligência artificial que já impacta profundamente os processos da empresa.
Batizada de “Ava Cado”, a assistente virtual foi criada pela empresa de software Paradox e é responsável por interagir com candidatos, responder dúvidas sobre a empresa, agendar entrevistas e até enviar ofertas de trabalho.
Com essa automação, o tempo médio de contratação foi reduzido em 75%, segundo o CEO da companhia, Scott Boatwright. As informações foram retiradas da matéria publicada pela CNBC Make It.
Além da agilidade, a inteligência artificial tem se tornado peça-chave para uma estratégia ambiciosa de crescimento da rede.
A Chipotle planeja abrir mais de 300 novas unidades ainda este ano — uma média de quase uma loja por dia. De acordo com Boatwright, a velocidade nas contratações é essencial para garantir a operação de tantas inaugurações em ritmo acelerado.
A tecnologia, segundo ele, permite à empresa "manter a equipe do restaurante e garantir que tenhamos os melhores talentos disponíveis no setor".
Ava Cado atua desde a primeira etapa do recrutamento, fazendo triagens iniciais, conduzindo entrevistas prévias e fornecendo informações automatizadas sobre a cultura e o funcionamento da empresa.
Para os profissionais de RH, a IA representa um alívio na carga operacional e a chance de focar em decisões mais estratégicas.
A adoção da inteligência artificial no setor de Recursos Humanos, embora destaque da operação da Chipotle, não é isolada. Segundo levantamento da Sociedade de Gestão de Recursos Humanos, 25% das empresas americanas já utilizam alguma ferramenta de IA para recrutamento ou outras funções de RH.
O dado sinaliza uma transformação inevitável no mercado de trabalho, onde saber lidar com tecnologias de automação deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência básica.
Para os profissionais — sejam eles da área de negócios, operações, marketing ou mesmo tecnologia — entender como a IA funciona e como aplicá-la pode abrir portas para novos desafios. Em contextos de grande escala, como o da Chipotle, saber usar a IA não apenas otimiza tarefas: ela cria vantagem competitiva e acelera resultados.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.