Carreira

IA que rende: como uma fintech conseguiu retorno real da tecnologia

Enquanto gigantes da tecnologia gastam trilhões com IA, uma empresa do mercado financeiro mostra que a aposta já está se pagando. Ao automatizar processos com modelos de linguagem e transformou eficiência em resultado

Investimentos em IA começam a gerar retorno real nas empresas (miniseries/Getty Images)

Investimentos em IA começam a gerar retorno real nas empresas (miniseries/Getty Images)

Publicado em 7 de novembro de 2025 às 05h15.

Última atualização em 7 de novembro de 2025 às 07h57.

Em meio à corrida bilionária pela inteligência artificial, ainda paira uma dúvida: será que todos esses investimentos vão compensar? Uma empresa do setor financeiro já tem a resposta. A TS Imagine desenvolve plataformas usadas por bancos, corretoras e gestoras de investimento, e vem colhendo ganhos concretos desde que passou a usar IA em seus processos. As informações foram retiradas de Business Insider.

De acordo com o diretor de operações, Thomas Bodenski, o retorno sobre o investimento não é apenas positivo, é transformador.

“É super benéfico. Não há como voltar atrás agora. Foi bem-sucedido demais”, afirmou.

Desde 2023, a empresa usa um agente de IA chamado TAIA, que automatiza tarefas antes manuais e já economizou o equivalente a 8,5 posições de trabalho em tempo integral.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta sua vaga

A tecnologia atua em áreas críticas, como atendimento ao cliente, gestão de e-mails e análise de dados corporativos.

No suporte aos clientes, o sistema passou a classificar e encaminhar automaticamente as solicitações recebidas, reduzindo o tempo de análise de dez para um minuto por chamado. A eficiência representa o trabalho de três funcionários dedicados exclusivamente à função.

A automação também revolucionou o controle de ações corporativas, como fusões, dividendos e desdobramentos.

A IA passou a converter PDFs de bolsas de valores em dados estruturados, reduzindo erros humanos e acelerando as atualizações nas carteiras dos clientes.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Nenhum colaborador foi demitido: os funcionários foram realocados para atividades estratégicas, como controle de qualidade e relacionamento com clientes e fornecedores.

“Esses modelos de linguagem são realmente revolucionários. Eles não resolvem tudo sozinhos, é preciso implementá-los e operacionalizá-los da forma certa. Mas eu não voltaria atrás. Impossível”, afirmou Bodenski.

Um estudo recente da Wharton School confirma que 74% das empresas já têm retorno positivo com projetos de IA.

Em meio à incerteza sobre quando os gastos bilionários nessa tecnologia vão se pagar, o caso da TS Imagine mostra que a resposta pode já ter chegado.

Os ganhos não vêm apenas para quem cria a IA, mas também para quem aprende a aplicá-la de forma inteligente.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo