Carreira

Haverá vencedores e derrotados, diz pesquisadora Amy Webb sobre novo fenômeno tecnológico

Pesquisadora acredita que novo ‘superciclo tecnológico’ vai remodelar profundamente a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos; entenda

Amy Webb (Photo by Amanda Stronza/Getty Images for SXSW) (Amanda Stronza/Getty Images)

Amy Webb (Photo by Amanda Stronza/Getty Images for SXSW) (Amanda Stronza/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 11 de março de 2024 às 17h40.

Última atualização em 13 de março de 2024 às 14h28.

A 38ª edição do South by Southwest (SXSW) – um dos maiores festivais de inovação, tecnologia e criatividade do mundo – começou oficialmente na última sexta-feira, 8 de março. Mas a verdade é que, para grande parte do público, o evento não começa de fato até que a futurista Amy Webb suba ao palco.

Professora de previsão estratégica na Universidade de Nova York e fundadora e CEO do Future Today Institute, Web tornou-se uma das personalidades mais aguardadas do SXSW desde que começou a divulgar ali as atualizações mais recentes de seu relatório anual de tendências tecnológicas, o Tech Trends Report. E foi isso que ela fez no sábado, dia 9.

Durante o  painel, a pesquisadora lançou luz sobre o surgimento de um novo “superciclo tecnológico” – fenômeno que, segundo ela, promete revolucionar a economia e a sociedade de maneira avassaladora.

“Essa onda de inovação é tão poderosa e abrangente que promete remodelar a própria essência da nossa existência, desde as complexidades das cadeias de suprimentos globais até os detalhes dos hábitos diários, dos corredores do poder na política global às normas não ditas que regem nossas interações sociais”.

EXAME dá certificado para quem participar de treinamento gratuito sobre IA; saiba mais aqui

3 tecnologias que irão remodelar o mundo

Web explicou que, diferentemente dos ciclos tecnológicos anteriores, que foram impulsionados por uma única tecnologia (como a energia ou a internet), este superciclo é impulsionado por três forças simultâneas: Inteligência Artificial, Ecossistemas Conectados das Coisas e Biotecnologia.

“À medida que convergem, esses três segmentos irão redefinir nossa relação com tudo, desde nossos farmacêuticos até nossos animais, desde bancos até nossos próprios corpos”.

Mas a futurista chamou atenção para um grande desafio diante desse cenário: a incerteza sobre como lidar com essas novas tecnologias está paralisando os tomadores de decisão dentro das empresas.

Capacite-se em IA: treinamento online e gratuito com certificado está com inscrições abertas

 “Quando eu falo com CEOs, que é algo que eu faço todos os dias, percebo que muitos ainda estão assustados, pois ainda parece algo muito abstrato [...] As pessoas não sabem o que fazer com a IA, não sabem o que pensar sobre a IA – é por isso que há 1.500 painéis sobre inteligência artificial nesta edição do South By”, provocou.

Mas, afinal, como driblar toda essa insegurança e incorporar de uma vez por todas as novas tendências tecnológicas no dia a dia das organizações?

À julgar pela forma com que Webb construiu a introdução do Tech Trends Report 2024, a resposta é clara: entendendo como elas funcionam.

“Conforme este superciclo tecnológico se desenrola, haverá vencedores e derrotados, aqueles que aproveitam as rédeas dessa mudança épica e aqueles que são engolidos por ela. Para líderes empresariais, investidores e formuladores de políticas, entender este superciclo tecnológico é primordial”, escreveu.

O ponto de virada da sua carreira está na inteligência artificial! Clique aqui e entenda, de uma vez por todas, como surfar essa onda

Capacite-se em IA gratuitamente

Atenta às mudanças do mercado, a EXAME desenvolveu a série Inteligência Artificial: Carreira do Futuro. Trata-se de um treinamento virtual e gratuito, apresentado pela diretora de tecnologia da EXAME, Izabela Anholett. Nele, os participantes aprendem o passo a passo para ingressar nesse setor em ascensão . Não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades com programação para participar. O único pré-requisito é possuir graduação completa em qualquer área de atuação.

Ao final dos encontros, todos os participantes recebem um certificado para incluir no currículo. Para acompanhar, inscreva-se clicando aqui.

QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE GRATUITA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME
Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

4 passos para aprender qualquer coisa, segundo este Nobel de Física

Donald Trump quer deportar imigrantes. Como isso impacta quem já trabalha nos EUA?

Com rotina home office e salários de até R$ 35 mil, esse é o profissional mais cobiçado pelo mercado