Carreira

Há um novo perfil corporativo sendo exigido no mercado de trabalho

Uma das principais recrutadoras do Brasil explica que tipo de profissional é mais disputado pelas organizações

recrutamento: algumas características são mais desejadas hoje em dia (foto/Thinkstock)

recrutamento: algumas características são mais desejadas hoje em dia (foto/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 12h00.

Última atualização em 24 de setembro de 2018 às 12h00.

O mundo está em grandes transformações e as inovações socioculturais e tecnológicas podem fazer muita diferença no mercado de trabalho e na visão de carreira. Atualmente, vivemos grandes influências vindas destas mudanças e, prestando atenção nas tendências, podemos nos preparar e adaptar para novas formas de trabalho, impulsionando a carreira, que é o direcionamento dado ao exercício da profissão e na construção da trajetória profissional.

O mercado de trabalho exige um novo perfil corporativo, que é aquele que está em constante mutação. Esqueça o tempo de ser especialista em uma única área de formação! Essa realidade mudou. Hoje, o profissional disputado pelas organizações é o que consegue ser multitarefa em um mercado em frequente modificação. Se ainda não enxergou que o cenário é outro, é melhor abrir os olhos e a mente, pois o novo modelo de carreira que o prepara para o futuro, já bate à porta e é um caminho sem volta, sendo a percepção mais clara que a globalização determinou 30 anos atrás!

O mais novo especialista precisa ter, além do conhecimento do negócio, boa capacitação, experiência profissional, flexibilidade, saber trabalhar em equipe, possuir uma enorme competência emocional, adaptabilidade e proatividade. E indispensavelmente, estar atualizado em relação aos avanços tecnológicos, pois historicamente, são um dos motores que impulsionam as transformações no mercado de trabalho. Isso porque, com novas ferramentas e novos processos, o papel dos profissionais se modifica dentro das empresas. Com ciclos de mudanças cada vez mais curtos, o que podemos esperar do futuro do trabalho?

O mercado anseia por pessoas que se desenvolvam em novas habilidades e competências, com coragem de se desafiar e de buscar novas formas de pensar, descobrindo e transpondo seus limites com inteligência e raciocínio rápido com perfil analítico e colaborativo. Em uma rápida reflexão sobre as habilidades pessoais e profissionais, o perfil do profissional não é mais só definido pelo mercado, mas pela relação dele com as outras pessoas, observados, principalmente, pelo modo de exposição nas redes sociais, hoje, um holofote profissional. E as áreas que vão sobreviver são aquelas que exigem competências humanas.

Bem-vindos à uma mudança de era, onde todas elas devem ser incorporadas por todos que desejam obter sucesso no novo cenário. Tenha em mente que as relações de trabalho estão se alterando definitivamente, formando novas reconfigurações: parcerias, contratos temporários, associações entre profissionais, entre outras. O novo mundo do trabalho é mais colaborativo e flexível. Vamos pensar juntos, criar oportunidades, fomentar mercados que acreditamos e que haja propósito pessoal, entender que a organização é um ser vivo que muda constantemente, assim como nós!

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraMercado de trabalhoSucesso

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman