O impacto orçamentário anualizado é de R$ 735 milhões (Ueslei Marcelino/Reuters)
Redação Exame
Publicado em 16 de junho de 2023 às 16h23.
Última atualização em 16 de junho de 2023 às 16h30.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta sexta-feira, 16, a realização de concursos públicos neste ano para preencher 4.436 vagas em 20 órgãos de 14 ministérios.
O impacto orçamentário anualizado é de R$ 735 milhões. A liberação dos postos de trabalho deve ser publicada nas próximas horas em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
"Esse impacto deve ser sentido a partir do próximo ano, já que os concursos devem ser realizados apenas no fim de 2023", afirmou a ministra.
Entre os critérios para a escolha dos órgãos contemplados está:
A Pasta também avaliou se os órgãos ganharam novas atribuições nos últimos anos e se há grande impacto de preenchimento de vagas no atendimento ao público.
"Existia uma lista de concursos aprovada pelo governo anterior, mas entendemos que deveríamos fazer uma revisão de áreas prioritárias. Queríamos ter feito esse anúncio ainda em abril, nos 100 dias de governo, mas ainda não havia um consenso sobre todas as vagas", explicou Dweck, que precisou se ausentar da coletiva para atender a uma ligação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
VEJA TAMBÉM: Como se preparar para Concursos Públicos em 2023
Confira o número de vagas por ministérios e órgãos contemplados:
INSS vai contratar mil técnicos de seguro social; veja quantidade de vagas por estado