Carreira

Gerenciar robôs é a habilidade do futuro? Líder global diz que sim

À medida que agentes de IA assumem tarefas antes humanas, líderes globais reforçam que saber gerenciar robôs será decisivo para quem busca espaço e crescimento em um mercado de trabalho em rápida transformação

Rishi Sunak conversou sobre IA e futuro do trabalho. (Chris J. Ratcliffe/Getty Images)

Rishi Sunak conversou sobre IA e futuro do trabalho. (Chris J. Ratcliffe/Getty Images)

Publicado em 21 de novembro de 2025 às 12h00.

No Fórum da Bloomberg em Cingapura, o ex-primeiro-ministro britânico Rishi Sunak explicou como orienta suas duas filhas adolescentes diante de um mercado em que a inteligência artificial avança sobre tarefas antes típicas de iniciantes.

Para ele, dominar IA e cultivar habilidades humanas será decisivo à medida que empresas aceleram a adoção de sistemas autônomos e substituem vagas iniciais por tecnologia As informações foram retiradas de Business Insider.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado aqui

Dominar IA é urgente?

Sunak afirmou que considera “crítico” que jovens profissionais desenvolvam letramento em IA para não perder espaço para quem já domina essas ferramentas.

Ao mesmo tempo, disse orientar as filhas a reforçar capacidades essencialmente humanas, empatia, pensamento crítico e habilidade de questionar, que, segundo ele, continuarão sendo valiosas mesmo com a evolução dos sistemas autônomos.

A recomendação aparece num momento em que líderes de tecnologia alertam para a redução do número de vagas de entrada, especialmente em funções de escritório.

Sunak citou análises de economistas de Stanford e dados do LinkedIn ao comentar como competências híbridas — a combinação de domínio técnico com comunicação e raciocínio, tendem a definir quem se destaca no início da carreira.

Desde que deixou o governo em 2024, Sunak assumiu funções de aconselhamento em empresas como Microsoft, Anthropic e Goldman Sachs.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Por que aprender a gerenciar robôs?

A experiência, segundo ele, reforçou a convicção de que todos os profissionais, dos recém-formados aos executivos experientes, terão de aprender a gerenciar equipes de agentes de IA — softwares capazes de executar tarefas de forma autônoma.

Para Sunak, entender como dividir demandas, verificar resultados e supervisionar sistemas inteligentes será parte do cotidiano profissional “relativamente rápido”.

E jovens que chegam ao mercado precisarão demonstrar curiosidade permanente e capacidade de aprender, características que podem definir a trajetória em ambientes cada vez mais tecnológicos.

Sunak também defendeu que países avancem na adoção de IA com segurança, sem travar o ritmo de inovação. Para ele, regulações mais rígidas não devem substituir a cooperação entre governos e laboratórios responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias.

Ao orientar suas filhas, Sunak resume uma exigência que se torna central para qualquer área de atuação: dominar a linguagem da IA sem abrir mão de competências humanas que sustentam decisões, relações profissionais e liderança.

 

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Google perde espaço? Como IA e redes sociais viraram motores de busca

Gemini na TV: a aposta do Google que pode transformar seu consumo de conteúdo

Sam Altman revela planos que podem redefinir o futuro da inteligência artificial

‘Eu queria entender o porquê e isso mudou tudo’: como a curiosidade guiou a carreira deste CEO