(Hinterhaus Productions/Getty Images)
Redatora
Publicado em 19 de agosto de 2025 às 14h16.
A gamificação vem ganhando espaço como ferramenta estratégica no relacionamento entre marcas e consumidores. Ao trazer elementos de jogos como pontos, desafios e recompensas digitais, empresas criam experiências mais envolventes e despertam a sensação de conquista nos seus consumidores.
Essa dinâmica é uma forma de estimular comportamentos desejados, como compras recorrentes, interação em aplicativos ou participação em programas de fidelidade.
Desafios semanais, adesivos colecionáveis e programas de pontos que podem ser trocados por benefícios exclusivos são alguns dos recursos que mantêm o público interessado na marca.
O primeiro passo é definir quais ações do cliente serão recompensadas. Isso pode incluir desde compras frequentes até o simples engajamento com a marca em redes sociais.
Depois, é importante criar um sistema claro e atrativo de recompensas, por exemplo:
Além disso, é importante acompanhar métricas em tempo real, como avaliação de quais desafios têm maior adesão, entendimento sobre as recompensas que realmente motivam o público e ajuste no programa. Isso garante que a estratégia nunca perca sua relevância.
Integrada às estratégias digitais, a gamificação deixa de ser apenas um recurso lúdico e se torna uma poderosa forma de fidelizar clientes em mercados cada vez mais competitivos.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.